ORIENTAÇÃO AOS PAIS: O QUE É E QUANDO DEVO BUSCAR?

Será que devemos deixar nossos filhos fazerem tudo o que eles gostariam? Como devo colocar limites sem traumatizá-los? Quando meus filhos demonstram alguma dificuldade emocional, o que devo fazer? Estas são perguntas comuns que geralmente surgem quando somos pais. Você sabia que existe um serviço da psicologia que se chama Orientação aos pais? Caso queira compreender um pouco mais sobre esse serviço e se é o momento de buscar essa orientação, então, este blog é para você.


Nesse texto vamos refletir sobre os seguintes aspectos:


1. O que é orientação aos pais?

2. Quando devo buscar esse serviço?


  1. O que é orientação aos pais?


Ser pais envolve uma série de desafios, a rotina de trabalho, afazeres domésticos, cuidados com os filhos, processo educacional, promoção do desenvolvimento dos filhos e outros cuidados necessários para a vida familiar. Os desafios são muitos e por vezes os pais sentem dificuldade de reconhecer se estão ou não no caminho, e se o que estão fazendo está facilitando ou não o processo de desenvolvimento do seu filho.

Já pensou se você pudesse ter um espaço com um psicólogo para poder conversar sobre seu filho e ter algumas orientações de um profissional especialista em desenvolvimento infantil para estar com você no cuidado do seu filho?

Isso seria aliviante, não é mesmo?

Pois é, o serviço de orientação aos pais é um atendimento psicológico com a intenção de proporcionar um espaço de facilitação e reflexão sobre as questões que envolvem os seus filhos, como por exemplo, a saúde mental dos seus filhos, rotinas diárias, processos educacionais, entre outras situações que acontecem na relação com seu filho.


Muitas vezes, alguns pais podem sentir-se sozinhos nesse desafio de educar e nesse processo surgem muitas dúvidas sobre como facilitar os processos. No que diz respeito à educação dos filhos, não tem uma receita de bolo, pois cada criança é totalmente diferente. Até quando os pais têm dois filhos, muitas vezes ouço assim: há mais o primeiro filho não fazia nada disso e daí com esse não sei o que fazer. Realmente não tem nem receitas e nem frases certas que os pais precisam fazer; mas ter um profissional especializado que eles possam confiar e possa facilitar algumas reflexões sobre a relação com o filho, poderia ser muito importante para a relação familiar, não é?

A consulta de orientação aos pais, tem o objetivo de ser um espaço que promova reflexão sobre a relação entre pais e filhos, incluindo os processos educacionais e o desenvolvimento emocional do filho. Assim, o objetivo da consulta é facilitar uma nova compreensão nos pais, para eles poderem construir novas atitudes na relação com seus filhos.

Ou seja, trata-se de um espaço fundamental para os pais que gostariam de algumas orientações sobre a relação entre eles e seus filhos, nas atividades diárias, práticas educacionais, estabelecimento de limites e cuidado com a saúde emocional.


Então, saiba que você pai ou mãe, não precisa viver esse processo com seu filho sozinho. Sei que muito do que vivemos na relação, pode promover culpa, raiva, angústia, ansiedade entre outras emoções, e gostaria que você soubesse que você não precisa viver esse processo sozinho. Existem profissionais e serviço da psicologia específicos para contribuir nesse processo de orientação ao processo do seu filho.

Uma das coisas que acho importante você saber é que o atendimento de orientação de pais pode ser pontual, por uma angústia que você esteja vivenciando na relação com o seu filho, ou então alguns encontros planejados, ou até mesmo um processo que envolva uma continuidade. Essa necessidade, quanto a periodicidade, vai ser reconhecida durante o processo com o psicólogo, que será avaliada dependendo de cada realidade.

Quando devo buscar o serviço de orientação aos pais?


Bom.. Agora vou apresentar um pouco quando os pais, podem buscar esse serviço.

Vou apresentar três situações em que um serviço de orientação aos pais pode ser importante para o cuidado do seu filho.


1. Hora de estabelecer regras e limites - Um dos grandes desafios comuns que os pais relatam na clínica é a dificuldade de estabelecer limites para com seus filhos. Quando somos pais, temos o desejo de cuidar de todos os processos dos nossos filhos o melhor possível, facilitando o seu crescimento, nos esforçando para conseguirmos dar nossa melhor parte para eles. Então quando se trata de limites, temos receio de fazê-los sofrer e, ao mesmo tempo queremos estabelecer essas regras cuidando também da saúde mental deles. Imagino que você possa estar pensando, “Nossa, que desafio!”

Sim, pois é necessário para o desenvolvimento do seu filho que ele lide com frustrações e entenda sobre regras, porém nesse momento que os pais precisam estabelecer regras, as dúvidas podem surgir. Então, estou aqui para refletir junto que, se você está com dúvidas em relação ao estabelecimento de regras e limites com seus filhos o serviço de orientação aos pais pode ser importante nesse processo, pois pode contribuir para que vocês se sintam mais seguros ao realizar essa missão com seus filhos de uma forma que possa facilitar o crescimento e desenvolvimento do seu filho.


2. Como facilitar o processo educacional do seu filho, essa é uma das situações que os pais vivem no dia a dia e surgem muitas dúvidas e angústias. Reconhecer como facilitar o processo educacional, estratégias para promover o desenvolvimento da aprendizagem do seu filho, é uma atividade que inclui muitos desafios. E uma orientação aos pais com um psicólogo que compreenda o desenvolvimento de aprendizagem infantil pode facilitar o processo de compreensão do processo de aprendizagem do filho, além de facilitar o desenvolvimento de novas atitudes dos pais.



d

3. Desenvolvimento emocional do seu filho. Essa é uma das situações que é comum entre os pais terem dúvidas. Na minha relação, em alguns momentos quando estou com os pais, um dos questionamentos que ouço são: tem alguma dica de como posso fazer para meu filho não ficar traumatizado? Ou então, como lidar com os medos que meu filho tem, ou com a ansiedade dele. Essas e outras dúvidas sobre isso, são bem comuns entre os pais, afinal o desejo deles é que possam facilitar os processos dos filhos, cuidando também da saúde mental deles.

E nesse processo é muito comum os pais ficarem angustiados, pois, realmente não tem receita de bolo, alguns processos emocionais são fundamentais na nossa vida diária e nossas crianças precisam aprender a lidar com frustrações, perdas, mudanças, entre outros processos naturais em nossas vidas.

Então, caso tenha dúvidas de como interagir nesse processo, pode ser importante buscar o serviço de orientação aos pais, para que o psicólogo possa contribuir para a facilitação desses processos emocionais com o filho.


Bom, essas 3 situações acima, são realidades que vivemos na relação com nossos filhos e que em alguns momentos os pais sentem sozinhos e gostariam de ter um espaço para olhar para a relação entre eles e o filho. Então, se você está vivendo alguma dessas situações, o serviço de orientação aos pais pode contribuir para seu processo.

E caso esteja vivendo outra situação, ou ainda tenha dúvida se o serviço de orientação aos pais é o mais adequado para a sua necessidade, saiba que você não precisa encontrar essa resposta sozinho, se precisar entre em contato conosco, vou adorar pensar com você por onde começar!



Espero que refletir sobre o serviço de orientação aos pais, tenha contribuído para você reconhecer se é ou não o momento de buscar esse serviço. Lembrando que a orientação aos pais é apenas um serviço específico, mas o psicólogo realiza outros e, caso esse não se encaixe na sua realidade, é importante que você conheça as outras possibilidades. Podemos pensar juntos no melhor serviço que cuide da sua necessidade. O mais importante é que se você quer um espaço para falar sobre suas emoções ou sobre a saúde mental do seu filho, o fundamental é que você não viva isso sozinho, procure ajuda de um profissional da Psicologia. Se desejar conversar sobre os serviços e como podemos ajudá-lo, fale com uma psicóloga da nossa equipe, clicando aqui.


Elizabeth Mönster

Psicóloga

CRP 12/09710

(48) 99642-9889

Destaques