3 situações do dia a dia em que o psicólogo pode te ajudar

Sabe aquelas situações corriqueiras que vivemos e ficamos na dúvida sobre o que devemos fazer e, então, pensamos: seria ótimo ter alguém para pensar junto conosco. Sabe aquele momento em que você se pergunta, será que eu devo aceitar aquela vaga de emprego ou me manter onde estou? Ou aquela discussão com sua família e que você gostaria de entender um pouco melhor sobre isso? Já pensou em poder refletir sobre essas questões, comuns no nosso dia a dia, com um psicólogo? Quer saber mais sobre isso? Esse blog vai apresentar 3 situações do seu dia a dia em que o psicólogo pode ajudá-lo.

Muitas vezes, associamos ir ao psicólogo com mudar de personalidade, ou fazer um acompanhamento a longo prazo, ou em casos que envolvem um trauma ou uma saúde mental instável. Porém, nesse blog vou mostrar que o psicólogo pode ser também aquele que está junto em uma decisão importante, nas angústias que sentimos quando algo acontece em nossa rotina diária.

Se você viver alguma situação no seu dia a dia e estiver buscando um espaço com uma pessoa que o escute sem julgamentos e o ajude a compreender o que você está vivendo, de uma forma ampliada, pensando em novas possibilidades, o serviço de Plantão Psicológico pode ajudá-lo. Quer saber em quais situações você pode buscar esse serviço e como funciona o plantão psicológico? Para responder a estas perguntas, serão apresentados nesse texto os seguintes pontos:


1. Decisão importante no trabalho

2. Conflitos familiares

3. Mudança de residência

4. Plantão Psicológico


Decisão importante no trabalho


Uma das situações que podemos viver em nossa rotina diária pode estar relacionada a alguma questão que tenha acontecido em seu ambiente de trabalho. Isto porque, geralmente, em nosso trabalho, precisamos lidar com muitas demandas como produtividade, pressão, relações profissionais, metas, entre outras. Muitas vezes viver estas situações, pode nos exigir mudar de função, assumir mais responsabilidades ou, então, uma mudança de local de trabalho, entre outras vivências, que surgem na rotina e que exigem de você uma escolha. E nessa hora, muitas vezes, gostaríamos de alguém que nos ajudasse a pensar conosco. Geralmente, quando sentimos esta preocupação e angústia, nossa primeira intenção é falar com nossos familiares ou amigos, mas já pensou ter a possibilidade de conversar também com um psicólogo sobre isto? Como geralmente ficamos indecisos em alguns momentos, podemos nos “sentir” mais tendenciosos e, algumas vezes, podemos escolher, inclusive, algo que as pessoas acham melhor para nós, o que pode dificultar que saibamos o que realmente queremos. E uma consulta com psicólogo, será com um profissional especializado, que não tomará partido e não está ali para dar conselhos, mas sim para refletir com você as possibilidades para conseguir ampliar a sua percepção sobre elas e assim possa se sentir mais seguro para escolher. Sinto que essa possibilidade pode contribuir muito para ajudá-lo a elaborar suas emoções no momento em que você está vivenciando a situação. Este serviço é uma das práticas da psicologia humanista chamada plantão psicológico.


Conflitos familiares


Convido-o agora a pensar um pouco sobre sua rotina familiar. Sabe aquela situação na sua família em que precisam decidir algo junto, mas que você percebe que as opiniões são muito diferentes que parece ser impossível chegar a um consenso? Ou quando vivemos algo na família como, por exemplo, uma briga com o cônjuge ou com nosso filho, e que gostaríamos de um espaço para conversar sobre isso. A consulta de plantão também pode contribuir nesses momentos, você sabia?

Isso mesmo, já pensou uma consulta que pudesse mediar a comunicação entre você e seu familiar para refletir sobre um assunto que precisam decidir juntos?

Ou um espaço para você compreender sobre as suas emoções em relação a alguma vivência familiar que pode ajudar você a entender a situação por outras perspectivas? Ter um espaço, para refletir sobre isso, pode ser muito importante para você ampliar a sua percepção e assim se sentir mais seguro nas suas vivências familiares.

Estes exemplos citados acima referem-se a vivências que podem acontecer em algumas decisões de família e podem envolver sentimentos como angústias, tristezas, inseguranças. Um plantão psicológico, neste momento, pode ser o espaço que você busca para organizar estas emoções.

Mudança de residência

Sempre que pensamos em fazer uma mudança, surgem muitas dúvidas em nossa vida, pois mudar de casa pode significar também procurar outro emprego, outra escola, outra condução e, até mesmo, viver em outra cultura. Pensar sobre esta escolha envolve emoções e realidades que podem nos deixar inseguros quanto a ser esta a melhor escolha. E o psicólogo pode ser a pessoa, que vai ajudá-lo a compreender o que significa esta mudança, reconhecer as variáveis envolvidas neste processo e ajudá-lo a avaliar as possibilidades. Caso você perceba que não é o momento da mudança, o plantão pode ajudá-lo, inclusive, a pensar em possibilidades para você realizar esta mudança em outro momento, caso essa escolha faça sentido para você.

Estas são 3 situações em que o plantão psicológico pode contribuir para que você elabore as suas emoções no momento da vivência da sua rotina familiar. Porém, existem outras situações em que este serviço também pode ajudá-lo. Para você compreender mais um pouco sobre isto, vou demonstrar rapidamente o que é o plantão psicológico.

PLANTÃO PSICOLÓGICO


Pode-se dizer em linguagem menos precisa, mas, talvez mais comunicativa, que esta abordagem se realiza quando alguém dirige a melhor parte de si mesmo à melhor parte do outro e, assim, pode emergir algo de valor inestimável que nenhum dos dois faria sozinho” (John keith Wood)

O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento da Abordagem Centrada na Pessoa, que tem o objetivo de oferecer uma escuta ativa no momento mais próximo do surgimento da sua questão emocional.

O Plantão Psicológico é um espaço de acolhimento com um psicólogo que compreende você de forma empática, proporcionando um lugar em que você se sinta livre para expressar as suas emoções e sentimentos sem julgamento de valor moral. Percebe que não é um lugar que vai lhe dar conselhos e nem inclui uma continuidade no processo psicológico?

O Plantão Psicológico é um serviço semelhante a uma consulta avulsa, com início meio e fim, em que acontece uma relação de confiança e um clima acolhedor na qual um psicólogo ouve atentamente, compreende empaticamente e amplia as suas percepções sobre a situação apresentada, isso pode facilitar a compreensão dos sentimentos e assim auxilia a pessoa para encontrar recursos pessoais e novas atitudes diante da vida.

Nesse blog, apresentei 3 situações para ajudá-lo a perceber alguns exemplos de quando você pode procurar esse serviço, porém existem outras situações em que um serviço de plantão pode ser importante.

Para reconhecer quando é a melhor hora de buscar este serviço, reconheça seus sentimentos, eles vão ser guias para ajudá-lo a perceber aquele momento quando o coração aperta e que não parece uma boa ideia refletir sozinho. Esta pode ser a hora de procurar um psicólogo.

Se você está vivendo uma destas situações ou, ainda, caso você tenha percebido que sua necessidade não seria de plantão, não se preocupe, temos diversos serviços na psicologia e podemos ajudá-lo a refletir qual é o mais adequado para sua necessidade, então, clique aqui e fale com uma de nossas psicólogas para entender se uma consulta psicológica pode ser útil para você.

Elizabeth Mönster

Psicóloga

CRP 12/09710

(48) 99642-9889

Destaques
Recentes