É uma emergência emocional? O Plantão Psicológico pode ajudar!

Você já viveu uma emergência psicológica? Você pode achar que não, mas na verdade é muito provável que já tenha passado por essa experiência! Inclusive existe um serviço psicológico específico para acolher as pessoas no momento mais próximo da emergência da uma questão psicológica, você sabia? Se você quer saber o que pode ser considerado uma emergência psicológica e o que fazer quando identificá-la, isso é exatamente o que vou te contar neste texto.



Aqui você vai encontrar respostas para:


  • - O que é uma emergência psicológica?

  • - O que é o Plantão Psicológico e como funciona?

  • - E mais algumas dúvidas que podem surgir:

  • 1. O Plantão Psicológico é igual à Psicoterapia?

  • 2. O Plantão Psicológico é só para situações graves?

  • 3. O que acontece durante uma consulta de Plantão Psicológico?

  • 4. Onde posso encontrar um serviço de Plantão Psicológico?


O que é uma emergência psicológica?


Quando você ouve a palavra emergência, o que vem primeiro à sua cabeça? Não me surpreenderia se fosse algo relacionado à um pronto socorro médico. Pois é, no imaginário social a emergência já está associada à medicina, enfermagem, corpo de bombeiros e ao risco de morte. Mas na verdade podemos considerar emergente tudo aquilo que "emerge", que estava por algum motivo submerso e se revela na superfície.


Observando por esta perspectiva, uma emergência psicológica é toda mobilização emocional fruto de alguma experiência vivida. Toda vez que você se sente tomado emocionalmente por alguma experiência, é porque esta é uma questão psicológica emergente e precisa da sua atenção, cuidado, compreensão e, quem sabe, uma nova atitude.


Mas nestas situações geralmente você está tão envolvido nas emoções e pensamentos a respeito da situação que está vivendo, que sequer consegue realizar funções muito complexas, pode esquecer de tarefas a realizar e pode até preferir ficar mais isolado. Há uma questão que mobiliza todos os seus esforços para resolvê-la e uma ajuda psicológica poderia ser bem vinda.




Exemplos de situações que podem desencadear emergências psicológicas são: separação conjugal, uma perda inesperada, uma escolha urgente, um conflito relacional, uma crise ansiosa. Mas saiba que o que mobiliza suas emoções é profundamente pessoal. Este é um processo que envolve suas características de personalidade, seu jeito de se relacionar com as pessoas, os processos de vida pelos quais você está passando no momento, dentre outros aspectos. Portanto, a questão é a seguinte:


Se alguma experiência da sua vida está mobilizando suas emoções, fazendo emergir uma sensação de urgência, então você pode estar vivendo uma emergência psicológica!


Agora você percebe porque é muito provável que você já tenha vivido uma emergência psicológica e nem sabia disso? Pois é, estas situações são mais comuns do que gostaríamos, não é? Mas a partir de agora, você já tem mais conhecimento sobre o assunto! E também já sabe que existe um serviço psicológico específico para situações de emergência psicológica, o Plantão Psicológico. Vou te contar mais…



O que é o Plantão Psicológico e como funciona?



Agora você já sabe que se estiver sentindo uma emergência emocional como angustia, ansiedade, tristeza, dúvida, entre outras, você pode procurar um Plantão Psicológico. Esta é uma modalidade de serviço psicológico que tem o objetivo de oferecer uma escuta qualificada à você no momento mais próximo do surgimento da sua questão emocional.


Isso mesmo, sempre que você estiver se sentindo mobilizado por algo que viveu e precisando que alguém te escute, te compreenda, sem julgamentos e te ajude a compreender o que você está vivendo de uma forma ampliada, um serviço de Plantão Psicológico pode te ajudar. Lá você vai encontrar profissionais da Psicologia de plantão, prontos para receber, acolher você com sua emergência e ajudar a resgatar o seu próprio potencial para encontrar resoluções para suas questões.


De uma forma ilustrativa, a origem da palavra plantão, pode ajudar a compreender melhor a natureza desse serviço. Imagine uma planta, com suas raízes no solo. Pois bem, ela não vai a lugar algum, passa pelas diferentes estações do ano e permanece lá, plantada enquanto se desenvolve e dá frutos. Essa é uma analogia que se aproxima de como um psicólogo em um serviço Plantão Psicológico pode ser descrito: Um psicólogo de plantão! À sua disposição.



Mas se você ainda tem dúvidas, não se preocupe, vou ajudar a tornar sua compreensão mais nítida com algumas informações. Se seu cérebro estiver te trazendo imagens de um pronto socorro, de uma emergência psiquiátrica, de pessoas vestidas de branco com seus procedimentos de intervenção, saiba que não é isso que você vai encontrar em um Plantão Psicológico! Na verdade, o que você vai encontrar é uma pessoa, com uma escuta qualificada, com habilidade relacional para compreender empaticamente, oferecendo um clima de acolhimento capaz de ampliar suas perspectivas de compreensão.


As pessoas costumam se surpreender com a característica do Plantão Psicológico. Apesar de o Plantão Psicológico existir desde a década de 60 no Brasil ele ainda é pouco utilizado para o potencial de ajuda que pode oferecer. E continua sendo um serviço profundamente inovador. Então, vamos tirar mais algumas dúvidas comuns.


Algumas dúvidas que podem surgir:


  1. 1. O Plantão Psicológico é igual à Psicoterapia?

A resposta é NÃO! A psicoterapia é um serviço psicológico processual, que envolve consultas regulares, com frequência combinada entre psicoterapeuta e cliente e que tem como finalidade um processo de transformação de personalidade. Já no Plantão Psicológico, a consulta é única, avulsa e até pode se repetir algumas vezes, mas não implica em um processo de continuidade. É uma momento de acolhida, de escuta ativa, onde mudanças de percepção e de compreensão ocorrem, e de onde surgem novas atitudes diante de um problema ou uma situação pontual.


  1. 2. O Plantão Psicológico é só para situações graves?

Não! O Plantão Psicológico não recebe apenas casos de emergências psiquiátricas, como momentos em que a pessoa perde a conexão com a realidade. Assim como também não é só para situações simples, pontuais ou superficiais. O Plantão Psicológico é um serviço potente para mobilizar recursos pessoais para enfrentar situações difíceis e desafiadoras da vida e tem como principal característica o despertar da autonomia, do poder pessoal que todos temos para gerenciar nossas próprias vidas com os desafios que ela apresentar.


  1. 3. O que acontece durante uma consulta de Plantão Psicológico?

O Plantão Psicológico não é uma técnica, ou um lugar onde se ouve conselhos, mas sim um serviço semelhante a uma consulta avulsa, com início meio e fim, na qual acontece uma relação segura em termos de sigilo e de clima acolhedor na qual um psicólogo ouve atentamente, compreende empaticamente, comunica de forma transparente suas percepções. E a pessoa que procura o Plantão pode apresentar seus sentimentos, percepções e pensamentos de forma livre aproveitando a relação psicológica estabelecida para encontrar recursos pessoais e novas atitudes diante da vida.


  1. 4. Onde posso encontrar um serviço de Plantão Psicológico?

Existem diversos serviços de Plantão Psicológico disponíveis no Brasil. O Espaço Viver oferece um serviço de Plantão Psicológico, disponível há mais de 10 anos, com uma equipe de psicólogas qualificadas de plantão para receber você no momento mais próximo da sua necessidade psicológica.


Se você está achando que um Plantão Psicológico pode te ajudar, clique aqui e fale com uma psicóloga da nossa equipe por WhatsApp. Ela pode ajudar você a verificar se o Plantão Psicológico é o melhor serviço para você no momento ou se outro tipo de serviço pode atender melhor às suas necessidades.


Clicando aqui você também acessa um vídeo sobre tudo que você precisa saber antes de procurar um psicólogo.


Independente do que você esteja vivendo ou sentindo, saiba que você não precisa passar por isso sozinho! Conte com nossa equipe para o que pudermos ajudar!



Maira Flôr

Psicóloga

CRP 12/08932

(48) 99642-9889 

Destaques
Recentes