Recomeçar é preciso!

Ah, os começos e recomeços!

Os finais de ciclos e novos começos são geralmente repletos de emoções e expectativas. Eles têm um efeito positivo em nossa subjetividade: nos motivam, nos fazem nos organizar de muitas maneiras, nos ajudam a refletir sobre nossos objetivos de curto e longo prazo, a refletir sobre sucessos e erros do passado para nos orientar para hábitos melhores e construir objetivos que nos levam a ser aquilo que desejamos ser.


Além disso, novos começos nos motivam a tentar um caminho de crescimento pessoal. Mahatma Gandhi afirmou que "Os pensamentos se transformam em palavras, as palavras se transformam em escrita, a escrita se transforma em ações, as ações se transformam em hábitos e os hábitos se transformam em vida."


Para refletirmos sobre recomeçar, passaremos pelos seguintes itens:

— Ponto de partida.

— Questionamentos necessários.

— Por que recomeçar?

— A importância de suporte ao recomeçar.



Ponto de partida


Por onde começar? A primeira coisa a perceber é se está consciente de quem você é no presente, para assim compreender o que quer mudar em si e em suas atitudes. O ponto inicial é você! O que você sente? O que você objetiva desenvolver ou alcançar? Essas perguntas vão te ajudar a traçar um ponto de referência para esse início de jornada.

Todos os dias são novas oportunidades de fazer de um jeito que nos represente cada vez mais. É você quem determina o tom que dá a sua vida! O que você está escolhendo construir?



Questionamentos necessários


Se pensar sobre suas escolhas e necessita formular novos rumos, ou precisa de ajuda para começar a executá-las, seguem algumas reflexões que podem lhe auxiliar neste desafio de criar ou recriar começos em sua vida:


1. Saiba e relembre que a vida é um processo, em que nada é linear. A vida vem repleta de altos e baixos, por isso tenha paciência consigo mesmo e valorize seus esforços para se manter nessa montanha-russa de desafios.


2. Recomeçar não é falhar, ser insuficiente ou incapaz! Um novo começo significa que você adquiriu alguma experiência e se faz necessária a compreensão da realidade e o traçar novos ou reafirmar formas de alcançar seus objetivos. É importante compreender o que faz sentido para você enquanto propósito de vida, saber pelo que batalha motiva a continuar se desbravando.


3. Você pode vivenciar a vida de uma forma totalmente nova, se quiser. É preciso desejo para mudar a realidade, para assim começar a efetivar novos hábitos. Às vezes, pequenas ideias podem se transformar em grandes coisas. Perceba se você se motiva com grades ou pequenos passos! Ninguém melhor que você para saber o que está com energia para se implicar!


4. Encerrar ciclos não são necessariamente ruins. Muitas vezes a “zona de conforto”, que muitas vezes não tem nada de confortável, nos impede de alcançar melhorias em nossa vida.


5. Recomeçar de novo pode parecer assustador, mas pode ser um motivo de crescimento. O novo pode trazer medos, mas também traz possibilidades e riscos que podem valer a pena! Ao menos o tédio não se apresenta na maioria dos recomeços!


6. O futuro traz possibilidades de aprender com seu passado e transformá-lo. Não importa o que tenha acontecido em sua vida, você pode encontrar uma maneira de tornar as coisas um pouco melhores para você e para aqueles ao seu redor também.


7. Recomeçar significa criar e alcançar novos objetivos. Ficamos mais felizes quando estamos caminhando em direção a uma meta. A felicidade está no percurso e não no fim do objetivo. Se implique em fazer a vida com um pouco mais de cor e com o que lhe faz bem!


Esses são alguns itens que podem lhe motivar a se conhecer mais e persistir em uma construção de um jeito de ser e realidade que lhe faça mais sentido.



Por que recomeçar?


Recomeçar é dar a si mesmo uma oportunidade de verdadeira felicidade. Você terá que ser corajoso e ser bom em aprender coisas novas, mas quão ruim isso pode ser? Na pior das hipóteses, você adquirirá as habilidades necessárias para iniciar o próximo projeto.

Encontrar maneiras de começar de novo lhe dará energia e mais confiança em si. A empolgação de ir em direção ao que você deseja também lhe trará felicidade, pois terá a sensação de que está construindo seu propósito de vida. Apenas comece e não coloque muita pressão sobre si mesmo. Você vai chegar lá mais cedo do que pensa!



A importância de suporte ao recomeçar


Sabemos como é difícil mudar quando você está preso a uma rotina. É preciso muita determinação, resiliência diante de obstáculos, implicação de tempo e autocuidado. Fazer mudanças em sua vida deve ser feito porque você realmente deseja e anseia ver seus benefícios. As mudanças que você deseja fazer devem melhorar sua vida e ajudá-lo a realizar seus sonhos, mas também precisa enxergar a realidade e reconhecer que mudanças usualmente não ocorrerem facilmente.

Esta é sua vida. Como você quer viver e experimentar isso? A vida é uma viagem, cheia de voltas e mais voltas, estradas esburacadas e ruas recém-pavimentadas. Nunca podemos estar totalmente preparados para o que está por vir. Mas, se você quiser seguir esse novo caminho, não deixe que os obstáculos o impeçam de realizar suas esperanças e sonhos. A partir de hoje, comprometa-se a fazer da sua vida a melhor viagem possível.

São tantas habilidades e atitudes a serem aperfeiçoadas, que você pode estar se questionando se conseguirá desenvolver essas habilidades. Se faz necessário um compromisso consigo mesmo, por isso é importante entender que, sempre ajuda ter alguém que o incentive e apoie. Mesmo que saiba que as mudanças devem se iniciar em ti.

Sabemos que se transformar é um desafio, por isso a psicoterapia pode ser uma grade aliada nessa trajetória de mudança. Então, se você precisar de ajuda nesse processo, conte com nossa equipe! Clique aqui e converse com uma de nossas psicólogas para conhecer mais e entender o que faz sentido para você.


Desejo-lhe, como diria Clarice Lispector, que tenha a coragem de se enfrentar sempre!

Juliana Fitaroni

Psicóloga

CRP 18/02964

(48) 99642-9889

Destaques