Quero repensar a minha vida profissional e agora?

Você tem acordado motivado para começar seu trabalho? Sente-se realizado profissionalmente? Se você está se fazendo estas perguntas, se está se sentindo desmotivado, ou não sente que a sua profissão está proporcionando novos desafios, superação ou realização, talvez seja o momento de repensar a sua vida profissional.

Quer saber como? Este texto vai ajudar você a refletir sobre os seguintes pontos:

1. Em quais situações pode ser o momento de repensar a sua vida profissional?

2. Trabalho como realização pessoal

3. O que é um planejamento de carreira?

Em quais situações pode ser o momento de repensar a sua vida profissional?

- Angústia no início da carreira profissional

Escolher a carreira profissional é algo muito difícil, além do que a teoria é muito diferente da prática. Fazemos faculdade, cursos, especializações, mestrado e, quando estamos na prática profissional, a realidade é outra. Lidamos com frustrações, angústias e ansiedades, estes sentimentos fazem parte de todo início de carreira e precisamos interagir com os nossos limites, nossas falhas e com as competências que devemos aprimorar ao longo de nossa caminhada.

Por vezes, podemos nos questionar: Estamos na empresa certa? Estamos exercendo uma função que é compatível com as nossas competências? Nesse caso, pode ser importante você refletir sobre isso. É importante que você avalie a sua caminhada e aonde quer chegar. Isso ajudará você a mapear e planejar o seu caminho no dia a dia com uma consciência maior sobre o que precisa ser feito Assim você saberá se está no caminho certo ou se precisa reprogramar a sua rota.


- As atividades que você desempenha já não fazem mais sentido

Outra situação que acontece é quando as atividades profissionais já não fazem mais sentido para sua vida. Aqui, provavelmente, você não sente mais prazer em trabalhar, em produzir. Isso pode acontecer, pois, em algumas situações, você pode ter relacionado o trabalho como algo pesado, como um castigo, ou apenas seu sustento financeiro.

Concordo que precisamos do trabalho para vivermos, precisamos cuidar da nossa vida financeira e vivemos em um mundo capitalista, porém porque não aproveitar esta produção para além da questão financeira e fazer desta atividade um espaço de realização pessoal?

Se o seu trabalho não está mais promovendo realização e sentido, isso pode significar viver uma vida profissional sem prazer, sentindo tristeza, desvalorização e improdutividade. Além do que estes sentimentos podem se transformar em dificuldades emocionais que afetem a sua saúde mental, como por exemplo, depressão, transtornos de ansiedade, entre outros.

Então, convido você a repensar se realmente há algo para transformar na sua profissão para que você possa sentir-se realizado. O que você pode fazer diferente para seu crescimento profissional?

Se você está vivendo algumas dessas situações, pode ser o momento de repensar a sua profissão, transformar em algo que promova realização, crescimento e motivação. Isso não seria mágico? O trabalho ser seu sustento financeiro e a sua realização profissional? Você ainda pode mudar essa realidade, não é tarde!

Acabei de citar duas situações que podem estar acontecendo com você no seu ambiente profissional, porém existem muitas outras e o seu parâmetro pode ser suas emoções. Caso esteja sentindo ansiedade, angústia no seu trabalho é necessário iniciar localizando o que essas emoções significam, pois elas podem te ajudar a reconhecer por onde caminhar. O primeiro passo é começar reconhecendo o trabalho como um lugar para o seu desenvolvimento.

Trabalho como realização pessoal

Muitas vezes associamos a palavra trabalho como um castigo, algo sofrido e pesado e você sabe por quê? Isso começou já com a origem da palavra trabalho, que veio do latim tripalium, que era um instrumento de tortura romano. A partir disso começamos a compreender um pouco mais porque muitas vezes imaginamos ser um fardo ou uma obrigação. Porém, ao longo de nossa história isso já vem sendo refletido e atualmente o trabalho é atrelado à busca pela realização pessoal.

Afinal, se você ama o que faz, provavelmente, se sentirá realizado e assim não parecerá que você “trabalha”, pois seus dias serão tomados pelo seu processo de desenvolvimento pessoal e pelos desafios que surgirão a cada dia. Estou refletindo sobre isso, pois essa nova visão do trabalho pode ajudar você a repensar a sua forma de se relacionar com sua vida profissional.

As circunstâncias da sua vida podem ter levado você a se relacionar com o trabalho como um castigo ou obrigação, mas estou propondo uma nova visão sobre isso. Hoje você utiliza parte do seu dia produzindo, porém pode ser algo que não te traga motivação, mas se você utilizar este tempo para produzir algo que promova desenvolvimento, que faça sentido, você não se sentiria muito mais produtivo e realizado?

Caso você consiga transformar essa percepção e encontrar um trabalho em que se sinta realizado, você vai produzir mais, porque estará motivado e, consequentemente, vai se destacar em seu ambiente de trabalho.

Atualmente a busca por uma profissão está atrelada, sim, às suas competências profissionais de forma que você possa se sentir útil nas atividades que desempenha. Esta sensação provavelmente o motivará para que você busque o seu propósito de vida.

Sei que o que estou propondo não é algo simples, afinal transformar e repensar a sua carreira, considerando as suas competências profissionais, não é nada fácil, exige disponibilidade e coragem! Mas estou aqui para apresentar para você que é possível e que não é tarde para se sentir potente e realizado. Algumas pessoas inclusive fazem isso depois da aposentadoria. Então, caso você queira transformar o seu caminho profissional é necessário que você compreenda que o processo de mudança exigirá esforços e planejamento. Caso esteja pronto, você pode começar por um planejamento de carreira, este serviço pode ajudar você a traçar os seus próximos passos e fazer isso de forma processual. Quer saber mais sobre isso?

O que é um planejamento de carreira?

Durante a caminhada profissional surgem muitas frustrações, desafios, mudanças e, quando isso acontece, é fundamental que você tenha um espaço para repensar a sua carreira, para que assim seja possível continuar em processo de desenvolvimento profissional. Então, se você quer refletir sobre as suas competências profissionais e se planejar para viver essa caminhada, você pode começar por um planejamento de carreira.

Você sabe o que é um planejamento de carreira? O planejamento de carreira é um processo que tem como objetivo facilitar a escolha de uma profissão, promovendo o reconhecimento das suas habilidades e competências profissionais, para que assim possamos nos sentir potentes e autônomos e seguir nosso caminho profissional de forma realizadora e produtiva. 

O planejamento de carreira vai ajudar você a refletir sobre seus sentimentos e suas emoções voltadas para suas questões profissionais, repensando sua carreira e mapeando seu futuro profissional. 

Caso você esteja querendo repensar a sua profissão, o planejamento de carreira é o tipo de serviço que pode te ajudar a promover a compreensão sobre si mesmo, mapeando suas habilidades e competências profissionais. Esta compreensão vai promover em si um resgate da capacidade de estar na vida, que tem a intenção de auxiliar você a se tornar mais autônomo, reconhecendo onde conseguirá ser produtivo, transformando assim a sua imagem em uma pessoa de valor e capaz de se desenvolver profissionalmente em direção a sua realização.

Agora que você já sabe o que é o planejamento de carreira, é importante que antes de procurar esse tipo de serviço você conheça o profissional que está buscando, certifique-se se é um profissional regularizado, ético e se você se identifica com ele. Isso é bem importante, porque precisamos sentir confiança no profissional, pois ele vai nos ajudar a reconhecer pontos fundamentais para nossa trajetória profissional e precisamos sentir essa confiança no processo.

Sabemos que esta transformação é intensa e pode apresentar dificuldades. Então, se você sentir que precisa de ajuda para viver esse processo de mudança ou conhece alguém que está vivendo esse processo agora, saiba que um planejamento de carreira pode ajudar. Clique aqui e converse com uma das nossas psicólogas para saber mais sobre como este serviço funciona. 

Estamos juntos neste processo de transformação!

Elizabeth Mönster

Psicóloga

CRP12/09710

Destaques
Recentes