Psicólogo ou psiquiatra? Qual profissional devo buscar?

Psicólogo ou psiquiatra são profissionais que trabalham com a saúde mental e por isso nem sempre sabemos qual o profissional que devemos procurar quando a questão que estamos vivendo envolve às nossas emoções. Essa é uma dúvida comum para você também? Então, esse texto pode te ajudar a escolher quais deles é o profissional mais indicado para a sua necessidade.



Para você compreender um pouco mais sobre esse questionamento, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • - Qual a diferença entre trabalho do Psicólogo e do Psiquiatra?

  • - Qual é o profissional que faz avaliação psicológica?

  • - Qual profissional é o mais indicado, em momentos de descontrole emocional intenso?


Diferença entre o trabalho do Psicólogo e do Psiquiatra


Para compreender um pouco sobre a diferença entre essas profissões começarei apresentando o que elas têm em comum. Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra são profissionais de saúde mental preparados para cuidar das questões emocionais, comportamentais e transtornos mentais. Então nesse caso, se você estiver com alguma dificuldade emocional, os dois profissionais são aptos para recebê-lo.


Agora vou apresentar um pouco sobre cada uma dessas profissões e você vai perceber que existem algumas diferenças fundamentais entre elas.

Para você compreender um pouco mais sobre isso, vou começar apresentando qual é a função de cada uma dessas profissões:


  • - O psiquiatra tem graduação em medicina e especialidade na área da psiquiatria e uma das suas principais funções é realizar uma avaliação médica, do estado mental da pessoa chegando a um diagnóstico. Após considerar o diagnóstico, o psiquiatra recomenda um tratamento, e uma das possibilidades é a indicação de medicamentos.

- Já o psicólogo tem graduação em Psicologia e pode realizar diversos serviços psicológicos com o objetivo de cuidar da saúde mental e promoção do desenvolvimento humano. O tipo de serviço do psicólogo mais comum é a psicoterapia. Nesse tipo de serviço a função do psicólogo é de acompanhar o cliente no seu processo de desenvolvimento, sua descoberta de si mesmo e compreensão de personalidade, o foco aqui está na promoção de saúde mental. Portanto, a função do psicólogo é de identificar as dificuldades emocionais e relacionais, ampliando a sua compreensão de si, auxiliando no processo de superação e desenvolvimento de autonomia. O psicólogo pode trabalhar em várias áreas de atuação e as mais conhecidas são: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social e Neuropsicologia. Como o psicólogo não é formado em medicina ele não realiza avaliações médicas e diagnósticas. Caso o psicólogo esteja acompanhando algum cliente que apresente essa necessidade, ele encaminhará para o psiquiatra.


Nos pontos acima apresentei um pouco sobre cada profissão para que você possa compreender a função de cada uma delas. Agora o próximo passo é localizar qual a sua necessidade psicológica para saber qual é o melhor profissional para acompanhar o seu caso. É importante identificar que em alguns casos é necessário fazer o acompanhamento tanto médico quanto psicológico, porém o próprio profissional pode te ajudar a perceber a necessidade do acompanhamento integral. Nesses casos não se cobre em ter a resposta certa, os profissionais da saúde mental estão preparados para identificar qual o melhor profissional em cada situação. Uma sugestão para que você possa reconhecer o primeiro passo é identificar o que você sente e qual a sua maior preocupação, isso te ajudará a definir melhor por onde caminhar, mas não hesite em pedir orientação de um profissional especializado. Qual é o profissional que faz avaliação psicológica Vou apresentar neste ponto aquelas situações em que precisamos de uma avaliação específica e ficamos na dúvida se devemos buscar um psicólogo ou psiquiatra. Primeiro ponto é reconhecer qual é a sua necessidade de avaliação. É uma necessidade que envolve um diagnóstico médico? Caso seja essa a sua dificuldade, o profissional adequado é um psiquiatra. Ele vai fazer uma avaliação específica da sua questão de saúde mental, pois ele tem conhecimentos e métodos da medicina para realizar uma avaliação diagnóstica e assim identificar o melhor tratamento médico para o seu caso.


Agora se sua necessidade é de compreender um pouco mais sobre a sua personalidade, dinâmica de funcionamento, funções cognitivas, então você precisará buscar um psicólogo para realizar uma avaliação psicológica.

A avaliação psicológica é um processo que utiliza instrumentos de uso exclusivo da psicologia para compreender e apresentar questões emocionais, levando em consideração seus aspectos relacionais e sociais no estado psicológico que você se encontra no momento. Esse procedimento resultará em um documento escrito. Para você saber qual é a situação que mais se assemelha ao seu caso é necessário identificar qual foi o pedido solicitado. Estou apresentando isto, pois geralmente casos de avaliação psicológica envolve uma solicitação de alguma instituição ou profissional. Neste caso é ideal que você peça orientação para compreender exatamente o pedido que está sendo solicitado para que seja possível encontrar o profissional adequado.


E quando a situação é de descontrole emocional intenso, qual profissional é o mais indicado?

Outra situação bem comum de ficarmos na dúvida é saber qual o profissional que devemos buscar quando se trata de casos em que a pessoa já tenha percebido que é uma situação emocional intensa.

Quando vivemos alguma situação de crise emocional aguda, geralmente já recebemos alguns tratamentos específicos e assim já sabemos quais são os profissionais que são recomendados. Neste caso, o primeiro passo é perguntar ao profissional que o acompanhou durante a crise para que você possa saber por onde deve começar e qual é o melhor tratamento. Vou apresentar uma situação para que você possa compreender um pouco mais sobre isso. Por exemplo, caso você tenha tido uma crise de ansiedade, você realizará o acompanhamento em conjunto com os dois profissionais. O psiquiatra é o profissional que irá acompanhar as questões médicas envolvidas nessa situação, dando medicamentos e realizando o acompanhamento dos sintomas apresentados pelo cliente, e o psicólogo é o responsável por acompanhar o processo emocional do paciente, para que ele possa se compreender, reconhecer suas emoções, resgatando assim a sua potência para gerenciar a sua vida de forma autônoma.

Concluindo, é fundamental que, nesses casos de crises emocionais que envolvam a saúde mental, seja realizado um acompanhamento multidisciplinar, que tenha o psicólogo, psiquiatra e, em algumas situações, pode ser necessário incluir outros profissionais da área da saúde também.

Uma das coisas fundamentais que gostaria que você percebesse é que em muitas situações a pergunta não é qual dos dois profissionais procurar, pois eles exercem trabalhos complementares. A questão mais importante aqui é reconhecer que, se está com alguma questão psicológica, procure um profissional da área da saúde mental o quanto antes, pois todos nós somos capacitados para ajudar a identificar qual o melhor caminho para você. Não viva isso sozinho, conte com profissionais especializados que possam garantir um cuidado efetivo para sua necessidade. Se desejar conversar com uma das psicólogas da nossa equipe para saber como a Psicologia pode ajudar, clique aqui.



Elizabeth Mönster

Psicóloga

CRP 12/09710

(48) 99642-9889

Destaques
Recentes