5 Benefícios da Consulta Psicológica On-line

A tecnologia já faz parte da nossa realidade, porém ainda temos alguns receios e dúvidas quanto à efetividade do seu uso em determinados aspectos da nossa vida. E sobre a consulta psicológica, será que realmente é efetiva como a consulta presencial? Como posso saber se a consulta psicológica on-line é eficaz? Você também se pergunta sobre isso? Então esse blog é para você, aqui irei apresentar 5 benefícios da Consulta Psicológica on-line que podem ajudá-lo a responder estas questões!

Você sabia que a consulta psicológica on-line é autorizada aqui no Brasil desde o ano de 2018? Isso mesmo, ela foi oficialmente regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio da resolução CFP 011/2018 e depois o Conselho criou uma nova resolução para a realização desse tipo de atendimento, em decorrência da pandemia, que está prevista na resolução CFP 4/2020. Então, caso você agende uma consulta psicológica on-line é importante verificar se o psicólogo está cadastrado na plataforma do Conselho e é autorizado por ele. Bom, este é o primeiro passo antes de agendar uma consulta psicológica on-line, pois se o psicólogo tem este cadastro, significa que ele está tomando alguns cuidados fundamentais para a realização de uma consulta por meio de recursos tecnológicos.


A regulamentação da consulta psicológica, por meio de recursos tecnológicos, facilitou o acesso de todos a um tipo de atendimento que até então não era acessível para muitas pessoas. Assim, criou-se mais um recurso de busca para as pessoas poderem cuidar da saúde mental e, por conta disso, resolvi fazer este blog, para lhe apresentar os 5 benefícios desse tipo de serviço. Quer saber mais? Então, vamos lá:


1. Deslocamento


Já pensou na possibilidade de ser cuidado por um psicólogo em que você confie, sem precisar se deslocar até ele?

Em alguns momentos podemos sentir a necessidade de buscar um psicólogo, um profissional especializado, para refletir sobre algumas situações que estamos vivendo, porém, pela correria e compromissos do dia a dia, muitas vezes não dispomos de tempo livre para nos deslocarmos até o consultório. Este é o seu caso? Se for, uma consulta psicológica on-line pode ser um grande facilitador para você conseguir ter o seu espaço de cuidado.

Além disso, outro facilitador nesse caso é que podemos conhecer um psicólogo em quem confiamos, porém ele mora em outra cidade, agora com o serviço de consulta on-line, podemos agendar com ele, mesmo ele não estando próximo fisicamente. Essa possibilidade on-line diminuiu as barreiras da distância física, então, até para os que moram em locais distantes, longe de consultórios, no exterior, agora têm a possibilidade de fazer uma consulta psicológica.

Além do que, com a correria do dia a dia, pode ser bem difícil encontrar tempo para enfrentar o trânsito caótico das grandes cidades e comparecer a uma consulta. Com o atendimento psicológico on-line, tudo o que você precisa é de um computador com conexão à internet e um espaço reservado, seja na sua casa ou escritório, para garantir a privacidade durante a consulta. Se você gostou dessa possibilidade e quiser cuidar de você, estaremos juntos!



2. Prevenção de infecção e possibilidade para pessoas com adoecimento físico

Você já pensou que a consulta psicológica on-line pode ser uma saída para cuidar da saúde emocional, mesmo naqueles momentos que você ou seus conhecidos não podem sair de casa?

O cuidado com a contaminação por vírus foi um dos motivos que fez com que muitas pessoas optassem pela consulta psicológica on-line. Esta condição se torna um grande benefício, principalmente em momentos de pandemia, pois esse tipo de serviço possibilita a realização da consulta em sua residência, evitando assim aglomerações e reduzindo o contato do cliente com o vírus. Em situações de contaminação por vírus que ainda não têm cura (como o coronavírus), a possibilidade de uma consulta psicológica de forma remota é a solução para quem deseja evitar ao máximo ser contaminado e ainda assim conseguir cuidar da sua saúde emocional. Outro benefício é para as pessoas que têm algum adoecimento físico que as impede de se locomover e, por isso, acabam tendo dificuldade de conseguir um psicólogo presencial. Um dos serviços, nesses casos, pode ser também a consulta psicológica domiciliar, porém por questões de locomoção e deslocamento do profissional, nem sempre é uma possibilidade acessível a todos. Então a consulta psicológica on-line pode ser mais um recurso para pessoas que estejam vivendo algum adoecimento que impeça de sair de casa. Caso você esteja vivendo alguma dessas duas situações, procure um psicólogo de sua confiança que realize consulta psicológica on-line e pense em possibilidades para identificar se esse tipo de atendimento poderia se encaixar na sua realidade. Já pensou que, além de cuidar da sua saúde física, você também vai poder cuidar da sua saúde emocional, mesmo que não consiga sair da sua casa? Não se sinta sozinho nesse processo!



3. Pode ser mais prática e dinâmica.


Outro motivo que faz muitas pessoas escolherem a consulta psicológica on-line é por ela ser mais prática e dinâmica. Você pode estar se perguntando, como assim? Bom, o fato de agendar a consulta on-line para muitas pessoas pode ser bem mais fácil e ágil, pois cada vez mais os recursos tecnológicos tem pesquisas rápidas, acesso fácil a redes sociais que auxiliam nessa busca. Além de facilitar para agendar a sua consulta em um horário que esteja no conforto da sua casa e não precise se deslocar.


Uma outra opção para os clientes é que o meio eletrônico pode se tornar mais prático para algumas pessoas que têm vergonha de vir até a clínica, interagir com pessoas na recepção, e mesmo com pessoas que se encontram no local de atendimento, e que se sentem mais confortáveis na consulta on-line. Ou até mesmo algumas pessoas sentem mais a vontade de se comunicar on-line, pois ali tem menos distrações, está somente com o psicólogo na tela. Se esse for seu caso, a consulta on-line pode ser um recurso que seja viável, confortável e prático para você poder cuidar da sua saúde emocional.


4. Confiança e Presença na consulta


Bom, já sabemos dos estudos e da efetividade da presença e da relação psicoterapêutica quando se trata de uma consulta presencial, mas muitas pessoas me perguntam sobre a consulta on-line, se com ela também é possível uma relação de confiança e de efetividade. Você também tem essa dúvida?

Bom, vou tentar refletir junto com você então, vamos lá!

Com toda essa revolução tecnológica, uma grande preocupação é a possibilidade de nos afastarmos de quem somos, do nosso contato com o humano e com nosso desenvolvimento, então podemos pensar que uma consulta psicológica on-line também poderia dificultar essa conexão com nossos sentimentos e emoções.

Então, para refletirmos sobre isso, fui buscar a resposta nas aprendizagens que tive na minha prática e a primeira etapa importante para uma consulta ser efetiva está na construção de um ambiente acolhedor, que promova uma relação consideradora, isenta de juízo de valor moral.

Bom, considerando isso, a minha resposta foi, é possível, sim. Pois essas atitudes também podem acontecer por meio remoto, desde que essa relação possa lhe proporcionar uma sensação de que o psicólogo está presente nesse contato, sem julgamento de valor e proporcionando uma relação de confiança.

Para isso, antes de realizar a consulta on-line, podemos escolher alguns recursos para que isso aconteça, como por exemplo, um ambiente onde você possa se sentir confortável, que pode ser em um cômodo da sua casa em que você se sinta bem, um local que você se sentirá seguro para falar tudo o que gostaria, que na hora da consulta ninguém esteja ouvindo e que seja um espaço que você sinta que mantenha o sigilo da consulta, assim como o seu profissional também cuidará desses recursos. Quando estamos em uma relação com um profissional que nos proporcione esse cuidado e que esteja presente conosco, nos ouvindo sem julgamento, pode surgir algo na relação que promova crescimento, autonomia e desenvolvimento, como bem expressou Carl Rogers (1987), “trazer à luz do dia aquelas ideias e atitudes, sentimentos e impulsos carregados de emotividade, que estão no centro dos nossos problemas e conflitos”.

Assim, o produto dessa relação de liberdade de expressão emocional pode nos levar a uma nova percepção e uma mudança de atitude em nossa vida na situação apresentada.

Bom, o que fiquei pensando depois de reconhecer e viver isso é que é possível sim, que essa relação de confiança, de liberdade de expressão afetiva também pode acontecer na conexão on-line.

Então, caso você tenha essa dúvida, espero ter esclarecido aqui para você. Mas se você ainda se sente inseguro, não fique com essa insegurança sozinho, caso queira refletir sobre essas possibilidades, entre em contato com um psicólogo para pensar junto com você sobre isso. Ele é um profissional que tem experiência e vai conseguir lhe apresentar como funciona, os detalhes e a forma com que ele trabalha, e então você pode ir sentindo se essa modalidade faz sentido para você! Conte conosco!



5. Privacidade


Agora vamos para mais um benefício que faz com que muitas pessoas optem pela consulta psicológica on-line: a privacidade. Muitas pessoas têm receio de serem vistas no consultório de psicologia ou ainda de encontrarem algum conhecido, e o recurso através de meios tecnológicos lhe dá a possibilidade de que isso não aconteça, pois você pode fazer em sua própria casa. Então, caso você sinta que a consulta presencial poderia causar esse desconforto, a possibilidade do recurso on-line pode ser um facilitador para que você encontre seu espaço de cuidado.

Saiba que todos esses benefícios que estou trazendo aqui é para que você possa ir pensando se esse serviço faz sentido para você e caso você sinta que sim, agora pode ser o momento de você cuidar da sua saúde mental.

Uma dúvida, que às vezes temos antes de agendar a consulta on-line, é o receio sobre o sigilo. Essa questão é bem importante também e para que você se sinta seguro é importante entrar em contato com o psicólogo, ler o contrato da consulta on-line para identificar quais os cuidados de sigilo que o psicólogo está tomando, a plataforma que ele está utilizando, entre outros detalhes que ajudem você a compreender essa questão e possa minimizar seus receios. As consultas psicológicas on-line seguem os preceitos de sigilo conforme o código de Ética Profissional do Psicólogo, contudo, os serviços mediados por computadores não podem ser considerados como totalmente sigilosos e seguros, pois são vulneráveis a ameaças digitais. Então é importante você pesquisar todos os recursos, conversar com o psicólogo que vai atendê-lo para que possam minimizar ao máximo os riscos como, por exemplo, cuidado com o local que seja reservado, um computador que seja exclusivo e que não tenha acesso de outras pessoas, computadores com configuração adequada, com suporte de internet estável, entre outros detalhes importantes que possa ajudá-lo a se sentir mais seguro nesse momento.


Neste blog, apresentei 5 benefícios da consulta psicológica on-line, espero que possa ter contribuído para você conhecer mais sobre esse tipo de serviço psicológico. Porém, é importante que você saiba que existem outros benefícios e para reconhecer se esse é o momento de você buscar este serviço, reconheça seus sentimentos, eles vão ser guias para ajudá-lo a perceber aquele momento quando o coração aperta e que não parece uma boa ideia refletir sozinho. Lembrando que a consulta psicológica on-line é apenas um serviço específico, mas o psicólogo realiza outros e, caso esse não se encaixe na sua realidade, é importante que você conheça as outras possibilidades. Podemos pensar juntos no melhor serviço que cuide da sua necessidade.


O mais importante é que se você quer um espaço para falar sobre suas emoções, o fundamental é que você não viva isso sozinho, procure ajuda de um profissional da Psicologia. Se desejar conversar sobre os serviços e como podemos ajudá-lo, fale com uma psicóloga da nossa equipe, clicando aqui.


Elizabeth Mönster

Psicóloga

CRP 12/09710

(48) 99642-9889

Destaques