4 passos para fazer da sua década uma revolução pessoal.



Você lembra quem era há 10 anos? Onde você estava? Com quem se relacionava? Quais eram os seus planos e sonhos? O que você aprendeu, superou e transformou de lá para cá? Não se espante se for difícil lembrar, já passou uma década. Mas vale o exercício, sabe por quê? Porque estamos iniciando uma nova década. É hora de começar os seus próximos 10 anos de caminhada.


Isso mesmo, não é o início de um ano comum, é o início de um ano elevado a décima potência, já que cada passo dessa caminhada influenciará seu processo de transformação. É tudo inteiramente novo, por isso é natural que surjam receios e expectativas quanto ao que está por vir. Realmente não há mapas que nos mostrem por onde caminhar nos próximos anos, precisaremos encontrar sentido vivendo, lançando-nos na aventura de descobrir o significado das novas experiências. Se fizermos a escolha de manter tudo da forma como está, podemos gastar energia em vão e ter compreensões limitadas da experiência. Então, se você não deseja ficar nisso, precisará ampliar as suas compreensões e abrir-se para o o novo. E se você não faz ideia de como fazer isso, tranquilize-se, vamos ajudá-lo!


Imagine-se como um atleta que vai começar uma maratona. Ele tem 42 km pela frente. Já sabemos que ele vai precisar administrar seu fôlego. Definitivamente não é uma corrida de 100 metros. Ele não sabe o que sentirá no percurso, mas terá subidas e descidas, diferentes temperaturas, fadigas, sensações de superação e, se tudo der certo, linha de chegada. Assim será iniciar uma nova década: administrar seu fôlego, descobrir você mesmo, com seus limites e superações enquanto percorre o caminho. Uma nova década para descobrir aspectos seus que você nem sequer imaginava que existiam. Uma maratona de conhecimento e transformação pessoal.


Está pronto? Zere os cronômetros! Vamos começar nossa maratona com o passo 1: conhecendo o contexto. Você possivelmente fará ao todo umas 8 maratonas como essa ao longo da vida. Considerando que você já fez algumas e que não tem certeza de quantas realmente fará, reconheça a importância dessa década na sua vida. Tome consciência de que nesses 10 anos você provavelmente vai se despedir de pessoas, vai fazer mudanças importantes. É muito provável que você conquiste novos objetivos, transforme seus valores, experimente sentimentos intensos e ao fim dessa trajetória certamente não será a mesma pessoa.


Este reconhecimento prepara você para o passo 2: despeça-se das verdades que já não fazem mais sentido e abra-se para as próximas despedidas que estão por vir. Elas criam espaço dentro de você para sua transformação pessoal. Você não é estático! Há mais mudanças em você acontecendo a cada instante do que você imagina. Não gaste seu tempo, sua disposição e sua sanidade evitando a qualquer custo frear o fluxo da vida.


Sua despedida deixará você livre entrar no passo 3: mergulhe no movimento da vida. Há um fluxo confiável disponível para sua percepção consciente, do qual você pode fazer parte. Transforme-se quantas vezes sua experiência te solicitar, sem perder de vista quem você é hoje, qual o sentido da sua vida no momento, qual o seu processo de superação de agora. E não se engane, esse não é um fluxo que flui para qualquer lugar de qualquer jeito. Só não é aquele jeito lógico, concreto e bem prático que provavelmente você estava acostumado a seguir. A vida é muito mais complexa do que a lógica pode tentar prever ou controlar. Mas sua capacidade de reconhecer seus limites, de se responsabilizar por você e de sentir o que faz sentido no caminho podem conectar você à vida.


Enfim um passo 4: Com tamanha complexidade, é claro, que a vida não faz sentido se estivermos sozinhos. Na década que se inicia você vai se relacionar com pessoas. A disponibilidade para compreender o outro, diferenciar-se dele e ao mesmo tempo compartilhar momentos, desafios e superações, forma conexões fortes de compreensão e realização que talvez superem sua década. Nas relações está uma importante fonte de percepção de si mesmo e de exercício das atitudes que você está desenvolvendo. Aproveite, e não hesite em pedir ajuda, sempre que necessário!


Perceba, esse não é um passo a passo linear e muito menos simples de ser compreendido, percebido e vivido. Mas viver esse processo várias vezes, ao longo dos seus próximos 10 anos, pode ser um bom guia para fazer sua década valer a pena.


Não é um plano, é processo.

Não é um caminho, é sentido.

Não é um objetivo, é realização.


Não temos dúvida de que a maior revolução que poderemos fazer é a pessoal. Você pode se tornar muito mais complexo do que imagina. Experimente suas possibilidades. Estaremos por aqui construindo conexões para uma década de inovação. Se desejar se conectar a essa rede, conte conosco!



Para ler mais sobre o assunto acesse:

Bem Vindo ao Fim de 2019

Maira Flôr

Psicóloga

Destaques
Recentes
Arquivados
Procure por Tags
Nos Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© Espaço Viver 2014. Todos os direitos reservados.

Localização

Endereço

Rua Fritz Müller, nº 50, Salas 601 e 602 Coqueiros - Florianópolis/SC

Telefones

(48) 3039 0907 | (48) 99642 9889

E-mail

contato@espacoviverpsicologia.com

Facebook