Blog do Espaço

Lifelong Learning: Saiba tudo sobre a vida de um eterno aprendiz!

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não conseguirão aprender, desaprender e reaprender”

(Alvin Tofler)

Dia 11 de agosto é o dia do estudante e nós pensamos: que tal um blog em homenagem aos estudantes? Os minutos seguintes serviram para descobrir o que realmente gostaríamos de dizer nesse blog e, voilà: Lifelong Learning foi unânime entre a equipe do Espaço Viver. Esse termo já está no topo do dicionário da nova era. Mas o que é Lifelong Learning e porque ele se encaixa como uma luva na hora de comemorar o dia do estudante?

Se olharmos a definição de estudante, vamos encontrar: um jovem que frequenta algum curso para adquirir conhecimentos e ou habilidades. Ops!, acho que precisamos atualizar esse conceito, não é?! Porque na era da agilidade ser estudante está muito mais próximo de aprendiz do que de qualquer outra coisa.

E diferente do que você pode imaginar isso não tem nada a ver com o ser jovem na idade cronológica. Talvez até precise ser jovem de atitude ao mesmo tempo em que põe em prática a sabedoria pessoal de reconhecer o que ainda não sabe e eleger a aprendizagem que otimizará seu processo de desenvolvimento.

Já sabemos que nem todo estudante aprende e nem todo aprendiz é estudante. Isso quer dizer que o processo de aprendizagem humana ultrapassou a sequência: ensino fundamental, ensino médio, graduação, pós-graduação. Nessa sequência tradicional adquirimos alguns conhecimentos básicos como português e matemática; outros até complexos, como procedimentos profissionais e algumas habilidades de comunicação e gerenciamento de tarefas. Mas o que pode ficar de mais precioso desse processo é a própria capacidade de aprender a aprender. Sem essa aprendizagem ficamos reféns de um professor o resto da vida, porque não seremos capazes de sermos nosso próprio guia nos futuros processos de aprendizagem.

E assim, chegamos ao tão falado Lifelong Learner, ou ao “eterno aprendiz”. Esse conceito está tão forte nos dias de hoje que arriscamos dizer que se pudéssemos mudar o nome dessa data comemorativa diríamos: Feliz dia do eterno aprendiz!!! Porque é exatamente isso que precisamos ser para explorar tudo o que podemos nos tornar como humanos.

Quando aprendemos o processo de aprender e vinculamos a ele o sentido de nossas vidas, então nos tornamos aprendizes ativos e curiosos em todas as fases da vida. Um eterno aprendiz automatiza o seguinte processo:

1. Perceber o que ainda não tem competência: Essa é a parte da vulnerabilidade e é fruto da percepção que vem da própria experiência. Isso mesmo! Ela aparece enquanto tentamos realizar uma atividade e reconhecemos que ainda não temos certas habilidades para concretizá-las. Por incrível que pareça, essa é a etapa mais difícil do processo, já que geralmente tentamos ficar na famosa zona de conforto.

2. Encontrar algum recurso para desenvolver a nova competência: Essa é a parte da coragem. Depois que sentimos a necessidade de desenvolver algum conjunto de novas habilidades, começamos a procurar, a todo custo, formas de nos expormos ao exercício continuado até nos sentirmos aptos para aquela atividade. E, às vezes, a aprendizagem pode estar em uma atividade nada convencional, como cozinhar para aprender a fazer planejamento ou passar a tarde com os sobrinhos, aprendendo a mediar conflitos.

3. Efetivar a nova competência: Essa é a parte da confiança. A hora de utilizar as novas aprendizagens nas atividades da vida, seja no trabalho, nas relações pessoais ou em algum autocuidado. Como aprendizes eternos vamos experimentar as inseguranças, receios e os movimentos vacilantes até que a nova aprendizagem se efetive.

E o que vem depois? Só uma chance para adivinhar… Um novo ciclo de aprendizagem, é claro! Esse processo precisa continuar enquanto existir vida. Paralisar processos de aprimoramento por zona de conforto ou medo da mudança leva a adoecimentos e insucessos subsequentes, nitidamente prejudiciais.

Você pode estar envolvido em novos conhecimentos, recursos e ferramentas, valores, atitudes e novas habilidades que levem você a uma maior efetividade, eficácia e agilidade. Tudo isto está valendo! Que tal se tornar um verdadeiro lifelong learner? Se você aceitar esse desafio, já posso te desejar um Feliz dia do Eterno Aprendiz!

Saiba que não está sozinho, somos uma equipe de lifelong learners em aprendizagem constante junto com você! Não hesite em nos procurar se sentir necessidade!

Maira Flôr

Maira Flôr

Psicóloga, CRP 12/08932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados:
Assine a Newsletter do Espaço!

Compartilhe: