3 atitudes que irão inovar o seu projeto de vida


O que você precisa fazer para alcançar seus objetivos? Se você pesquisar respostas para esta pergunta, descobrirá que algumas teorias e métodos apontam para as METAS bem definidas e alcançáveis, como principal recurso para superar suas dificuldades. Enquanto outras apresentam a FLEXIBILIDADE como saída para os desafios do século XXI. Parece contraditório, não acham? É! Mas como nem tudo é o que parece ser, vale a pena pensar um pouco mais sobre este assunto. Será que é possível integrar estes dois aspectos na sua trajetória de vida?

Imagino que você, assim como eu, concorda com o fato de que se não colocarmos um ponto no mapa, não teremos uma direção para onde nos mover. Você já passou por isso? Se sim,você sabe, melhor do que ninguém, que a sensação não é nada agradável, não é?


Acredito que também estaremos de acordo com o fato de que se traçamos uma rota e encontramos um obstáculo que impeça nossa passagem, precisaremos ter flexibilidade para recalcular a rota, senão quisermos ficar dando murro em ponta de faca. [if !supportLineBreakNewLine] [endif]

Mas a questão é: como definir o ponto do mapa? Como saber para onde ir? Com base no quê? E mais, como seguir uma única rota quando surgem novas estradas todos os dias? [if !supportLineBreakNewLine] [endif]

As transformações do século XXI estão nos mostrando que viver em busca de objetivos específicos duradouros já não traz mais a mesma realização que trazia há algumas décadas. As satisfações duram cada vez menos tempo e logo dão lugar às novas metas. Terminar uma graduação ou conseguir uma promoção são exemplos desses objetivos que há algum tempo eram sonhos de uma vida e hoje transformaram- se em apenas algumas metas a serem cumpridas durante a vida.


Nossa sensação de realização hoje parece estar diretamente relacionada à INOVAÇÃO. Observem ao redor! Vemos mudanças nos nossos hábitos, serviços, ferramentas de trabalho, relações. A inovação, que já era conhecida no meio do trabalho, agora chegou com intensidade na nossa relação com a vida nos desafiando a perceber a realidade por outros ângulos e a desenvolver novas estratégias.


Nos sentimos profundamente realizados toda vez que criamos algo tão novo que chega ao ponto de nos surpreender. Ideias novas, fazer de jeito diferente, criar saídas simples para problemas complexos. Estamos falando de “pensar fora da caixa”, já ouviram essa expressão? Parece que ela faz sentido aqui!

Isso quer dizer que ainda precisamos de metas e de flexibilidade, mas não como tarefas, e sim como características de um jeito de viver. As transformações nos levam a considerar que nosso maior objetivo, nos dias de hoje, precisa ser aprender a aprender sempre, mover-se constantemente. Ter como objetivo a inovação é uma meta profundamente flexível, não acham? Com essa compreensão, meta e flexibilidade são convergentes, percebem? O segredo parece estar em não focarmos nas tarefas, no que temos a fazer, mas sim no nosso jeito de pensar e de agir, que precisa incluir criatividade livre e, ao mesmo tempo, aplicabilidade funcional.

Estamos caminhando para um jeito de viver que é inovador. Mas ainda sentimos as amarras da nossa história nas nossas contradições pessoais. Algumas vezes nos largamos nas cordas e chegamos a pensar que antigamente era mais fácil de viver. Então aí vão alguns pontos, bem objetivos, que podem ajudar você a aterrissar no jeito de viver inovador do século XXI:


1.Originalidade: Só você tem sua história, assim como só você percebeu a vida pelo seu ângulo de visão. Sabe o que isso quer dizer, que há contribuições que só você pode trazer para a humanidade. Ser você mesmo nas suas escolhas e atitudes diárias é um movimento profundamente inovador e por consequência realizador.


2.Curiosidade: Com tanta inovação, certamente existem muitas coisas no seu diaadia que você nem sequer viu ou ouviu falar. Aventure-se nesta descoberta! Aprendizagens novas podem ser o passo que você precisa para ter uma boa ideia de como superar seus desafios. [if !supportLineBreakNewLine] [endif]

3.Coragem: Ideias novas inicialmente são estranhas. Não se assuste! Ouça feedbacks, tenha coragem de aprimorar, ajustar, modificar, recomeçar, quantas vezes for necessário até que uma ideia torne-se funcional e traga aquela sensação de “eureca”.


Viver no nosso tempo é mesmo um desafio. Estamos todos juntos nas tentativas de descobrir como encontrar realização em meio a tantas transformações. Se precisar de ajuda para inovar na sua vida, estamos à sua disposição para viver esse processo com você!


Maira Flôr

Psicóloga

Destaques
Recentes
Arquivados
Procure por Tags
Nos Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© Espaço Viver 2014. Todos os direitos reservados.

Localização

Endereço

Rua Fritz Müller, nº 50, Salas 601 e 602 Coqueiros - Florianópolis/SC

Telefones

(48) 3039 0907 | (48) 99642 9889

E-mail

contato@espacoviverpsicologia.com

Facebook