O lugar da Psicologia em um admirável mundo 4.0


A revolução tecnológica chegou! E o impacto desta onda está atingindo até os setores mais tradicionais da vida humana. As mudanças são tantas que você já deve ter ouvido rumores de que muitas profissões deixarão de existir e outras, que ainda nem conhecemos, estarão em destaque nos próximos anos. Isso nos fez perguntar: qual o lugar da Psicologia neste admirável mundo novo?


É verdade que a psicoterapia tradicional sempre foi a “menina dos olhos” da Psicologia. Mas é verdade, também, que as psicoterapias de longo prazo estão perdendo espaço no mercado, há algum tempo. O que será que isso significa? Nossa experiência clínica diz que essa mudança está ocorrendo porque muitas pessoas passaram a procurar o atendimento psicológico como uma forma de romper barreiras limitantes e superar as dificuldades focais, oriundas das conexões produzidas em um mundo ultratecnológico.


É claro que não precisamos abandonar nossas bases de compreensão. Elas continuam verdadeiras até que se prove o contrário. Mas, se quisermos continuar promovendo a capacidade das pessoas de desafiaremos seus limites, precisaremos reinventar nossos serviços e construir interações com as outras áreas de conhecimento.


Não faltam iniciativas. Hoje já podemos contar com algoritmos que leem posts no twitter e fazem buscas no instagram, e que detectam o uso de expressões indicativas de depressão ou risco de suicídio. E sabem para quê? Para enviarem sugestões de autocuidado e de acesso a uma rede de apoio.


É! Ao que parece, a Psicologia e inteligência artificial podem ser grandes parceiras na luta pela vida e pelo desenvolvimento humano. Juntos poderemos deixar para trás aquela história de que psicólogos não são bons com números e expandir a nossa capacidade de compreensão, enquanto nos permitimos caminhar pelo terreno das probabilidades. Tudo o que precisamos é nos abrirmos para o novo e criar coragem para largar o que não faz mais sentido.


Na prática, vemos que a Psicologia já está inovando. Afinal, não é de hoje que a Psicologia Humanista tem estrutura teórico-metodológica eficiente para realização de consultas psicológicas avulsas na modalidade presencial. E isso sem falar que ainda temos a modalidade on-line, nossa última conquista, ainda em fase de aprimoramento.


Com esta nova versão estamos rompendo as barreiras do espaço e ensaiando realizar consultas por videochamada ou por meio de outras tecnologias de informação e comunicação (TICs). Já pensou contar com uma consulta psicológica onde você estiver, no momento em que necessitar? Isso já é possível! (Leia mais sobre consultas avulsas em: Os benefícios de uma consulta psicológica).



Temos avançado nas áreas da neuropsicologia, psicopedagogia, acompanhamento das desordens do desenvolvimento infantil, mediação de conflitos, emergências e desastres e outras áreas especializadas, a fim de construir serviços cada vez mais eficazes para a necessidade das pessoas de hoje. Assim como temos expandido nossa atuação para fora do contexto clínico tradicional. A Psicologia tem muito a contribuir nas escolas, empresas, hospitais, fóruns, entre outros.


Ainda temos muito o que fazer, mas não podemos desconsiderar que as inovações tecnológicas estão exigindo adaptações que demandam o desenvolvimento de criatividade, inteligência emocional, habilidades relacionais e capacidade de aprender a aprender.


Acreditamos que esse é um trabalho para a Psicologia de hoje e do amanhã! Facilitar adaptações e desenvolvimento de potencialidades que nos darão possibilidade de interagir com as ferramentas do nosso mundo novo.


Então, se você sente que:


1. as inovações têm a deixado você assustada e você precisa de ajuda para abrir o seu horizonte;

2. suas habilidades e competências estão se tornando obsoletas e você precisa se atualizar, mas não sabe por onde começar;

3. é urgente desenvolver resiliência para superar os erros e dificuldades do processo de desenvolvimento;

4. é importante explorar sua capacidade criativa; e

5. precisa redescobrir sua identidade pessoal e profissional.


A Psicologia do futuro pode ajudar você a resgatar as bases da sua potencialidade humana. Ela pode ser uma aliada potente na exploração de campos que ainda nem conhecemos ao certo. Acredite! É possível explorar e construir o novo em você. Conte conosco! Estaremos à disposição para criar um serviço personalizado para você.


Maira Flôr Anita Bacellar

Psicóloga Responsável Técnica

Destaques
Recentes