Blog do Espaço

O poder do autocuidado masculino

Você já deve ter ouvido falar que homem não se cuida e é muito difícil que aceite ir ao médico. Não é à toa que temos essa visão da figura masculina. Já vem de longa data o reconhecimento de que o homem classifica o cuidado com a saúde de “frescura”. E sabe por quê? “Porque homem que é homem aguenta”, diria o ditado popular.

Até as pesquisas científicas endossam essa impressão popular. Segundo os dados estatísticos, a estimativa de novos casos de câncer de próstata para o ano de 2018 é de 68.220, no Brasil. Boa parte desse índice está relacionado à dificuldade masculina de encarar o exame preventivo, por ser considerado um procedimento desconfortável e invasivo fisicamente.

É claro que esse não é o único motivo para tanta resistência. Sabemos que por trás desse comportamento se escondem vivências emocionais. Isso mesmo! Para além da dor física, o que mais doí é o constrangimento que o exame provoca, a sensação de violação da intimidade masculina e medo do resultado.

Eis uma informação que contraria a ideia de que isso acontece, porque eles estão acostumados a se colocarem em situação de risco ou porque foram preparados para protegerem as pessoas que amam mais do que a si mesmo. Puxa! Visto por esse ângulo parece que é o medo do que está por vir que faz com que a figura masculina reforce a ideia de que eles não precisam de ajuda médica.

Bem! A questão é que o centro do autocuidado não deveria estar associado à possibilidade de sofrimento ou morte. Afinal, cuidar de nós mesmos deveria ser sinônimo de qualidade de vida e bem-estar, não é mesmo? Mas acreditem, a maioria das pessoas que se descuidam não se lembra disso!

E quando a pessoa é uma figura masculina, essa história fica um pouco mais complicada. Eles se esquecem, com muita facilidade, que para manter a qualidade de vida tão almejada e alcançar o que desejam será necessário aprender a cuidar de si mesmo. Somente o autocuidado vai dar espaço para viverem saudáveis e tornarem-se capazes de interagir com os sentimentos gerados pela possibilidade de um adoecimento físico como esse.

Ei! Psiu! Não se deixe de lado. E não se esqueça: o autocuidado não envolve somente dores físicas ou sofrimento emocionais. Envolve também luta pela vida que pulsa dentro de cada um de nós. Por isso, previna-se! Você não estará sozinho nessa!

Se precisar de ajuda para cuidar de você e entrar em contato com a vida que existe dentro de você, a Psicoterapia presencial ou a Consulta Psicológica on-line podem ser o caminho!

Clique aqui e converse com uma de nossas psicólogas para conhecer mais e entender o que faz sentido para você.

Doralina Enge Marcon

Doralina Enge Marcon

Psicóloga, CRP 12/10882

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados:
Saúde Mental

O lado bom da ansiedade

Você já parou para pensar qual o significado da ansiedade na sua vida? Como você reage a essa apreensão que anuncia a presença de inseguranças

Ler Mais »
Assine a Newsletter do Espaço!

Compartilhe: