O que o psicólogo faz quando está com você?


Você sabia que a psicologia, com os seus 56 anos de existência, foi apontada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) como a profissão que mais cresce no Brasil? Pois é! Ficou surpreso? Nós também! Ela foi considerada como uma das profissões que mais desperta interesse nas pessoas, apesar de não saberem muito bem o que ela faz.


Ainda é muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que psicólogo é coisa para louco ou para quem tem um parafuso a menos. E mesmo que isso fosse verdade, ainda assim, precisaríamos nos perguntar: Qual o trabalho que ele faz com as pessoas? Alguns responderiam à pergunta dizendo: Bem! Eu sei que psicólogo não receita medicamentos, mas não sei dizer qual a diferença entre psicólogo e psicanalista. Outros diriam que eles aplicam testes para avaliarem a personalidade humana. E ainda haveria aqueles que diriam que um psicólogo ajuda as pessoas a superarem os seus problemas.


Parece que estamos diante de uma profissão da qual os interessados sentem a presença, mas não conseguem descrevê-la a ponto de conseguirem, realmente, dizer sobre o que é, o que faz e em que lugar. E as pessoas têm razão! Como entender uma profissão cuja ação se faz como um fluido invisível que media, facilita e desperta a potência das pessoas para que elas tenham condições de desenvolverem o melhor de si mesmo.

Sabemos que não é fácil entender, mas podemos garantir que é um presente exercer. E sabe por quê? Porque através dela nos aproximamos da pessoa humana que existe em cada um de nós: das tecnologias às doenças, dos sentimentos aos processos de aprendizagem, das injustiças ao sofrimento, das dificuldades às superações. Estamos perto de tudo o que um ser humano pode viver. E olha que não são poucas coisas, não! Arriscamos dizer que a imaginação humana não é capaz de mensurar tamanha complexidade.


A Psicologia, no que tem de mais efetivo, tem aumentado a consciência das pessoas sobre si mesmas e contribuído com o aumento da capacidade de comunicarem, de forma clara, o que percebem sobre a realidade vivida, tornando as experiências mais construtivas.


Por isso é possível dizer que a Psicologia é mais do que uma escuta, mais do um acolhimento, mais do que uma avaliação da personalidade, mais do que uma técnica e mais do que uma compreensão. E assim, sem entender muito bem, nem como, nem por que "coisas se transformam dentro de nós, sem que se use a razão para pensar sobre elas". É um trabalho que está a serviço de promover a complexidade humana, com toda a vida e desenvolvimento que possa caber dentro dela.


Se nos perguntassem em que sentido caminha nossa profissão, diríamos que a Psicologia caminha no sentido do Desenvolvimento Humano. Ela vai na direção do encontro entre humanos que despertam o que tem de melhor em si e nos outros. Ela leva consigo o respeito e a confiança na criatividade humana e faz o seu trajeto acreditando na condição humana de explorar suas habilidades pessoais integrada com as demais pessoas e o mundo.

Leia mais:

"Psicologia: a arte de promover encontros."

Anita Bacellar Doralina Marcon Maira Flôr

Responsável Técnica Psicóloga Psicóloga

Destaques
Recentes
Arquivados
Procure por Tags
Nos Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© Espaço Viver 2014. Todos os direitos reservados.

Localização

Endereço

Rua Fritz Müller, nº 50, Salas 601 e 602 Coqueiros - Florianópolis/SC

Telefones

(48) 3039 0907 | (48) 99642 9889

E-mail

contato@espacoviverpsicologia.com

Facebook