O lado bom da ansiedade


Você já parou para pensar qual o significado da ansiedade na sua vida? Como você reage a essa apreensão que anuncia a presença de inseguranças e impotências, em face de um perigo que não sabemos de onde vem? O que dizer sobre aquele ligeiro aperto no peito que pode nos acompanhar o dia inteiro e acabar com a tranquilidade do nosso sono?


Pois é! Quando a ansiedade chega é assim: as batidas do coração aceleram e deixam nossos músculos prontos para uma luta que, parece, está por vir. Os vasos sanguíneos se contraem e garantem a pressão arterial necessária para reagirmos em caso de emergência. Os calafrios tomam conta do nosso corpo e nossos pelos se ouriçam para conservar o calor e proteger o nosso organismo da crescente onda de frio. É assim, que expressões como "empalidecidos pelo medo", "perdemos a cor" e "suamos de frio" fazem muito sentido.


E para complicar um pouco mais esse cenário, podemos dizer que: o compasso da nossa respiração se altera para garantir um suprimento de oxigênio abundante, as pupilas dos nossos olhos dilatam-se para permitir uma visão melhor dos perigos que nos ameaçam, a ponto de nossos olhos ficarem arregalados de medo. E, além disso, ainda precisamos interagir com a nossa boca ressecada.


Ufa! Quando a ansiedade chega é difícil nos mantermos fora da ameaça e objetivá-la. Envolvidos por essas sensações físicas vamos nos sentindo impotentes para tomar decisões, inseguros para enfrentá-la e nos deixamos levar pelas impressões de que não se pode lutar contra o que não se conhece.


É verdade que nossas impressões não estão completamente equivocadas. Afinal, diferente do medo, que tem o seu objeto ou situação perigosa muito bem desenhados externamente, a ansiedade dialoga com o risco de perdermos o amor que temos pela imagem que construímos de nós mesmos. A presença da ansiedade anuncia que o sentido da nossa existência física, psicológica, ou de um princípio que nos represente, está em perigo. Ela nos diz que existe um ataque no alicerce da pessoa que acreditamos ser e que põe em dúvida o significado da nossa existência.


O que talvez você não saiba é que toda a ansiedade tem seu lado bom. Você sabe qual é? Enfrentá-la nos ajuda a crescer. Ficou surpreso? Pois é! É isso mesmo! Não temer os perigos da vida que nos deixam ansiosos, nos ajuda a descobrir que somos capazes de enfrentar e encontrar saídas criativas para muitas situações que ameaçam partes do nosso jeito de ser.


É! Mas para esse movimento acontecer será preciso resgatar a nossa coragem. Coragem para localizar os caminhos de enfrentamento. Coragem para escolher entre vários caminhos. Coragem para tirar proveito das novas possibilidades, em vez de nos afastarmos delas. Coragem para ampliar nossos conceitos pessoais. Coragem para crescer e ampliar as perspectivas do nosso mundo.


Só assim descobriremos que do lado da ansiedade existe a alegria de aprender a superar os ataques subjetivos da vida.


E se precisar de ajuda para se descobrir e cuidar de você a Psicoterapia presencial ou a Consulta Psicológica on-line podem ser o caminho!


Clique aqui e converse com uma de nossas psicólogas para conhecer mais e entender o que faz sentido para você.

Anita Bacellar

Responsável Técnica

CRP 12/01329

(48) 99642-9889 

Destaques
Recentes
Arquivados
Procure por Tags
Nos Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© Espaço Viver 2014. Todos os direitos reservados.

Localização

Endereço

Rua Fritz Müller, nº 50, Salas 601 e 602 Coqueiros - Florianópolis/SC

Telefones

(48) 3039 0907 | (48) 99642 9889

E-mail

contato@espacoviverpsicologia.com

Facebook