Perdas e ganhos: uma questão de ponto de vista


Por mais estranho que possa parecer, dessa vez não foi nada fácil escolher sobre o que eu gostaria de escrever. Confesso que não é muito comum acontecer comigo. Normalmente, consigo com certa facilidade localizar algo que faça parte de mim e que eu gostaria de compartilhar com as pessoas.


Há pouco tempo, a proximidade do dia dos finados teria me despertado o desejo de refletir sobre as perdas de pessoas queridas, o sofrimento que nasce da ausência física e a saudade daqueles momentos prazerosos que não se repetirão.


Alguns minutos em silêncio foram suficientes para eu perceber que não faria sentido escrever sobre a perda do outro, enquanto o que estou vivendo no momento é um processo que vai dar na perda de uma das melhores partes de mim: a minha vida adulta.


Hoje sou capaz de reconhecer: vivi intensamente esse período da minha vida. Saboreei cada minuto da existência. Fui atrás do meu conceito de mundo, de um estilo de vida e de um modelo de mulher que me representasse. Creio ter aproveitado todas as conquistas que me levaram em direção à autonomia.


Diferente de muitas mulheres da minha geração, o centro das atenções não estava nem no que os outros falariam a meu respeito e nem tão pouco no que os outros poderiam querer de mim. Eu sabia que, independentemente de qualquer coisa que eu pudesse fazer, falariam o que quisessem e pediriam o que desejassem. Eu não tinha dúvida de que não poderia evitar essa intromissão, mas tinha a convicção de que poderia impedir que os outros, repletos de valores morais, ditassem o rumo da minha vida e da construção interna que fiz.


Foi assim que, guiada por uma confiança interna, me casei com a pessoa que amava, apesar das contrariedades sociais, estreitei laços com familiares, amigos e profissionais que respeitavam o meu processo e partilhavam do meu crescimento em direção à maturidade.

Cultivei mestres que me ensinaram a importância da proatividade e ajudaram a desenvolver a habilidade de encontrar diversas maneiras para resolver um problema ou executar uma ação. Ao lado deles, aprendi, e ainda tenho aprendido, a superar minhas expectativas iniciais e a me antecipar às situações.

Foram horas a fio de muita dedicação na construção de mim mesma como pessoa e profissional, até tornar-me uma pessoa autônoma, capaz de me autodeterminar segundo as minhas referências, que apesar de singulares nunca foram incompatíveis com as dos outros.


Eu olho para minha história e fico satisfeita com o que eu realizei. Mas agora é hora de seguir em frente.


Minhas experiências mais recentes têm me mostrado que não sou mais a mesma mulher de alguns anos atrás. E não pensem que eu estou falando daquelas pequenas mudanças que ocorrem, fruto das nossas aprendizagens do dia a dia. Estou falando da mudança que prepara para viver a última fase do meu ciclo vital. Algo que podemos chamar “envelhescência”. Já ouviram falar nesse termo? É utilizado por Manoel Berlink para caracterizar o momento em que nos preparamos para viver a velhice.


Quando olho no espelho vejo que o meu corpo não tem mais o mesmo formato de alguns anos atrás. Apesar de ter um corpo muito flexível, meu equilíbrio já não é mais o mesmo e começo a reconhecer que daqui para frente, se eu quiser continuar participando de algumas atividades que me dão muito prazer, terei que exercitá-lo. Meus cabelos estão embranquecendo, a pele passou a ter uma nova textura e o rosto está com uma nova apresentação.


Em contrapartida, tenho aprendido que respeitar o novo ritmo, passar um creme no corpo, fazer pilates regularmente e aplicar vitamina na face é um momento de encontro pessoal , capaz de gerar sensações que vale a pena cultivar.


Quando olho para o mundo, vejo que não enxergo, já há algum tempo, a realidade física com nitidez e a memória não é mais a mesma, mas em contrapartida ganhei a possibilidade de interagir intensamente com o meu mundo sensível e do outro também.


O que mais? Eu ainda não sei... Vou ter que viver para saber.


Afinal, perdas e ganhos é só uma questão de ponto de vista.


Eu continuo muito interessada em descobrir algo novo sobre mim mesmo. E você?


Anita Bacellar

Responsável Técnica

Destaques
Por que a Psicologia é considerada a profissão do futuro?

Por que a Psicologia é considerada a profissão do futuro?

{"items":["5fc78dd8981a4100176fd181"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
Recentes
O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

Quando a timidez na infância torna-se um problema?

Quando a timidez na infância torna-se um problema?

É uma emergência emocional? O Plantão Psicológico pode ajudar!

É uma emergência emocional? O Plantão Psicológico pode ajudar!

Como saber se é a hora de procurar um psicólogo?

Como saber se é a hora de procurar um psicólogo?

10 dicas do que fazer com as crianças nas férias

10 dicas do que fazer com as crianças nas férias

Como lidar com a tristeza de fim de ano?

Como lidar com a tristeza de fim de ano?

Ansiedade na infância: devo me preocupar?

Ansiedade na infância: devo me preocupar?

Sinto-me triste. O que faço?

Sinto-me triste. O que faço?

Como identificar uma crise de pânico e o que fazer?

Como identificar uma crise de pânico e o que fazer?

Como saber se o ciúme é prejudicial?

Como saber se o ciúme é prejudicial?

{"items":["60096c8afc720f0017902d43","5fff6d1b468b410018deefc2","5ff6fd1cfa62d80017d245ba","5fd69530137c9e00170cb75f","5fcd05ab763a580017904055","5fdaaac671be8d0017f2b8ba","5fd0e4ff9b4aed001764bbf9","5fc8258f78119e001756531a","5fc78dd108d8f000178908f5","5fc78dd108d8f000178908f6"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(242,242,242,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}
Arquivados
  • January 2021 (3)
  • December 2020 (5)
  • November 2020 (4)
  • October 2020 (5)
  • September 2020 (4)
  • August 2020 (4)
  • July 2020 (5)
  • June 2020 (4)
  • May 2020 (4)
  • April 2020 (5)
  • March 2020 (4)
  • February 2020 (4)
  • January 2020 (3)
  • December 2019 (2)
  • November 2019 (4)
  • October 2019 (4)
  • September 2019 (4)
  • August 2019 (4)
  • July 2019 (5)
  • June 2019 (4)
  • May 2019 (5)
  • April 2019 (4)
  • March 2019 (4)
  • February 2019 (4)
  • January 2019 (1)
  • December 2018 (1)
  • November 2018 (4)
  • October 2018 (4)
  • September 2018 (4)
  • August 2018 (5)
  • July 2018 (4)
  • June 2018 (3)
  • May 2018 (4)
  • April 2018 (4)
  • March 2018 (3)
  • February 2018 (3)
  • January 2018 (2)
  • December 2017 (3)
  • November 2017 (5)
  • October 2017 (4)
  • September 2017 (3)
  • August 2017 (5)
  • July 2017 (4)
  • June 2017 (5)
  • May 2017 (4)
  • April 2017 (1)
Procure por Tags
  • Abordagem Centrada na Pessoa
  • abuso sexual
  • adolescência
  • afeto
  • alucinações
  • amadurecimento
  • amor
  • ano novo
  • ansiedade
  • aprendizado
  • atitudes
  • aulas
  • autenticidade
  • autismo
  • autoconhecimento
  • autocuidado
  • autoestima
  • bebidas
  • beleza natural
  • borderline
  • câncer
  • caos
  • Carl Rogers
  • casamento
  • celular
  • ciúme
  • coletividade
  • competência socioemocional
  • comunicação
  • conflitos
  • conforto
  • consciência
  • coragem
  • crescer
  • crianças
  • criatividade
  • crise
  • cuidado
  • delírios
  • dependência
  • dependência química
  • depressão
  • desacelerar
  • desafio
  • desenvolvimento humano
  • desigualdade social
  • dia das mães
  • diferenças
  • dificuldade
  • dignidade
  • direitos humanos
  • dislexia
  • drogas
  • Emergência psicológica
  • emoções
  • empatia
  • envelhecimento
  • escolas
  • escolhas
  • escuta
  • esperança
  • esquizofrenia
  • essencialismo
  • estresse pós traumático
  • experiência
  • fala autêntica
  • família
  • feminino
  • férias
  • filhos
  • filme
  • frustração
  • futuro
  • gênero
  • gentileza
Nos Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Home

  • Sobre

  • Clínica Psicológica

  • Gestão de Pessoas

  • Cursos

  • Contato

  • More

    Agenda
    Eventos
    Profissionais
    Blog
    Fotos
    Dúvidas
    Publicações
    Estrutura

    © Espaço Viver 2014. Todos os direitos reservados.

    Localização

    Endereço

    Rua Fritz Müller, nº 50, Salas 601 e 602 Coqueiros - Florianópolis/SC

    Telefones

    (48) 3039 0907 | (48) 99642 9889

    E-mail

    contato@espacoviverpsicologia.com

    Facebook