Publicações

Plantão Psicológico
A Inserção da Abordagem Centrada na Pessoa no Contexto da Saúde

RESUMO

O presente trabalho é resultado do processo de implantação do Serviço de Psicologia do Espaço Viver Psicologia no contexto da saúde em Florianópolis/SC. Teve como objetivo geral descrever a inserção da Abordagem Centrada na Pessoa no contexto da saúde e como objetivos específicos apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; relacionar os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa com os princípios da saúde no Séc. XXI e apresentar o desenvolvimento das atividades do serviço de psicologia oferecido para os conveniados da Unimed Grande Florianópolis. A metodologia utilizada para alcançar tais objetivos foi a pesquisa bibliográfica e a descrição da experiência de psicólogas que atuam no Espaço Viver Psicologia. Os resultados da pesquisa apresentam a importância da postura proposta por Rogers nos diversos tipos de relação, bem como a necessidade de abertura a experiência assim como ela se apresenta.

Abordagem Centrada na Pessoa e Políticas Públicas de Saúde Brasileira do Século XXI: Uma Aproximação Possível 

RESUMO

As mudanças que ocorreram no modelo e conceito de saúde brasileiro nas últimas décadas, produziram mudanças no paradigma que demandam uma reestruturação no contexto teórico/prático e na concepção de homem e de saúde/doença dos profissionais da saúde. Esse estudo teórico tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa e demonstrar que se trata de uma proposta psicológica que se aproxima teoricamente das diretrizes propostas pelas Políticas Públicas nos serviços de saúde do Brasil. Percebe-se que a efetivação do modelo de saúde atual implica em uma postura de atendimento que valorize o potencial da pessoa e resgate sua autonomia. Para tal, as atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade, sugeridas pela Abordagem Centrada na Pessoa, precisam ser desenvolvidas entre os profissionais da saúde. Tais atitudes também contribuem com o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da humanização, atualmente ainda distantes da efetivação na prática.

Gestão Organizacional Centrada no Grupo: Relato de Experiência

RESUMO

O presente artigo trata-se de um relato de experiência que apresenta os efeitos dos postulados da Abordagem Centrada na Pessoa em uma Organização de psicologia clínica, chamada Espaço Viver Psicologia, situada em Florianópolis. Tem como objetivo apresentar as organizações de trabalho numa perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa e verificar o processo de evolução das relações pessoais e de trabalho em uma organização centrada no grupo. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e versões de sentido das pessoas que trabalham em uma organização com modelo administrativo centrado no grupo. Ao final, foi possível reconhecer que a contínua abertura à experiência, a consideração positiva incondicional, a compreensão empática e a autenticidade promovem o desenvolvimento das potencialidades individuais em um contexto de crescimento grupal e organizacional.

© Espaço Viver 2014. Todos os direitos reservados.

Localização

Endereço

Rua Fritz Müller, nº 50, Salas 601 e 602 Coqueiros - Florianópolis/SC

Telefones

(48) 3039 0907 | (48) 99642 9889

E-mail

contato@espacoviverpsicologia.com

Facebook