Noções e Estratégias de Intervenção

Este curso tem como finalidade fortalecer o embasamento teórico metodológico para a intervenção grupal na Abordagem Centrada na Pessoa, contrastando as diversas modalidades de grupo, seus referenciais teórico-práticos, suas indicações e características técnicas. Esse processo se dará através de vivências experienciais na Abordagem Centrada na Pessoa em dois encontros intensivos e nos módulos do curso. 

 

Público Alvo: Psicólogos formados e outros profissionais que utilizam práticas grupais em seus campos de atuação. Profissionais sem formação/conhecimento da Abordagem Centrada na Pessoa farão sessões e leituras adicionais nos princípios e trabalhos do psicólogo Carl R. Rogers.

 

Início: 17 de julho de 2020

 

Carga Horária Total: 100 horas (Encontros em finais de semana, incluindo uma Etapa Preliminar junto ao primeiro encontro. Cinco módulos. Aulas uma vez por mês em uma sexta feira à noite e sábado.)

 

Esquema Geral do Curso: O curso será organizado dentro de uma metodologia participativa e vivencial, visando a formação de uma comunidade de aprendizagem.

 

- - - - - - - - - - - -

 

Programação

 

Módulo 1:

1) 17/07/2020-  Introdução ao Workshop Vivencial da Abordagem Centrada na Pessoa (9h às 12h) - Local: Espaço Viver Psicologia

2) 17/07/2020- Participação em Workshop Vivencial (Início às 17h e Término as 12h do dia 22/07) - Local: em aberto

3) 19/07/2020- Reflexão da experiência vivencial do Workshop (14h às 16h) - Local: em aberto

 

Módulo 2:

Curso de Grupo (Local: Espaço Viver)

 

Módulo 3:

Curso de Grupo (Local: Espaço Viver)

 

Módulo 4:

Curso de Grupo (Local: Espaço Viver)

 

Módulo 5:

Curso de Grupo (Local: Espaço Viver)

 

Módulo 6:

Workshop Vivencial: Encerramento do Curso (Local: Espaço Viver)

 

- - - - - - - - - - - -

 

Conteúdo Temático: Aprendizagem vivencial; dinâmica de grupo e seu percurso histórico; evolução dos conceitos e práticas da Abordagem Centrada na Pessoa; técnicas, abordagens e estratégias de processos grupais; pesquisa científica em treinamento, terapia, grupos de encontro, grupos T e workshops de grandes grupos; papeis, mitos e transtornos na facilitação dos grupos; planejamento e organização de experiências grupais; monitoramento e avaliação de grupos.

 

Corpo Técnico: Anita Bacellar (SC) e Jaime Roy Doxsey (ES)

 

Investimento: Em breve