Sobre

Nossas concepções e nossa prática orientam-se pela Abordagem Centrada na Pessoa, criada pelo psicólogo Carl Rogers e é aplicada atualmente a diversos campos do relacionamento e desenvolvimento humanos. Um princípio fundamental desta abordagem, em suas palavras: "Os indivíduos possuem dentro de si vastos recursos para autocompreensão e para a modificação de seu autoconceito, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo. Esses recursos podem ser ativados se houver um clima de definição, de atitudes psicológicas facilitadoras” (Rogers, 1983).

Centro de Ensino

Ao iniciarmos as atividades do Espaço Viver, em 2008, tínhamos o objetivo de fazer desse espaço um centro de estudos referência na Abordagem Centrada na Pessoa em Santa Catarina, através da implementação de cursos e de um serviço de psicologia que facilitasse o crescimento profissional e pessoal daqueles que participassem das nossas atividades.

 

Atentos às necessidades e exigências advindas do mercado, realizamos, em 2008, o primeiro Curso de Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa. O processo de transformação dos participantes foi tão efetivo que decidimos ofertar novas turmas anualmente.

 

As aprendizagens adquiridas com a coordenação dos cursos de formação nos ajudaram a perceber que quanto mais os participantes experienciavam o exercício da profissão como um crescimento profissional e pessoal, contínuo e processual, maior  a necessidade de ampliar o conhecimento em temáticas complementares. Isso nos fez conduzir nossas ações para a implementação de cursos de curta e média duração, que versariam sobre assuntos suplementares ao conhecimento de base.

 

Como um processo fomos construindo o eixo do Centro de Ensino do Espaço Viver e junto com ele a ideia de:

  • Oferecer professores reconhecidos pela experiência na área de diferentes regiões do Brasil;

  • Proporcionar uma relação professor-aprendiz promotora de aprendizagens vivenciais significativas de crescimento pessoal e profissional;

  • Promover um clima organizacional gerador de atitudes de consideração, empatia e autenticidade;

  • Promover ambiente físico funcional, acolhedor e harmônico;

 

Após 9 anos de existência o produto das nossas ações está presente na realização  de oito cursos de formação em psicologia clínica na Abordagem Centrada na Pessoa; três cursos de formação básica na Abordagem Centrada na Pessoa de curta e média duração; 6 cursos de plantão psicológico: uma proposta de atendimento das urgências psicológicas; seis cursos de perda e luto: teoria e intervenção; quatro cursos de ludoterapia centrada na pessoa; e, em 2016, implementamos o primeiro curso de processos grupais e abordagem centrada na pessoa.

 

 

Eventos

Durante a implementação dos cursos de curta, média e longa duração fomos reconhecendo a necessidade de difundir a proposta da Abordagem Centrada na Pessoa para além das salas de aula do Espaço Viver.  Dentro desse contexto, nos organizamos para oferecer palestras in company nas universidades, escolas e empresas, assim como incluímos na nossa grade de eventos o Encontro de Psicologia Humanista de Santa Catarina como uma atividade anual.

 

Até aqui realizamos mais de 30 palestras in company e três Encontros de Psicologia Humanista de Santa Catarina. Todas as palestras e os encontros tiveram como objetivo:

  • Refletir sobre a ACP na promoção da realização humana num complexo mundo em transição;

  • Apresentar as contribuições da Psicologia Humanista, através da Abordagem Centrada na Pessoa, para a proteção, promoção e consolidação da cultura dos direitos humanos; 

  • Contribuir com a criação e planejamento de ações efetivas de promoção do desenvolvimento humano e realização humana.

 

Consideramos que a importância e o diferencial dessas palestras e encontros decorrem da proposta revolucionária da Abordagem Centrada na Pessoa, capaz de resgatar o potencial das pessoas para transformar sua própria realidade. Como uma abordagem que faz parte da Psicologia Humanista, oferece uma perspectiva ativa, preventiva, autêntica, sem rotulações ou interpretações. Nesse sentido é uma revolução psicológica na realização de suas propostas humanas.

 

O reconhecimento de que as relações humanas estão com dificuldade em estabelecer comunicação profunda e autêntica, e que essa dificuldade tem gerado padrões estereotipados de relacionamento, tornando o convívio interpessoal empobrecido e distante, nos mostrou a necessidade de promovermos eventos que tivessem o objetivo de explorar novas formas de comunicação, onde a expressão autêntica de si e o ouvir receptivo e empático ao outro nos aproxime e enriqueça. Para suprir essa necessidade realizamos, até o presente momento, dois Workshops Centrado na Pessoa e dois Workshops de Conexão Criativa.

 

 

Clínica Psicológica

Com o mesmo cuidado com que realizamos os nossos cursos e eventos, implementamos o nosso serviço de psicologia. Nosso objetivo principal foi o de oferecer um serviço que atendesse, na sua plenitude, as necessidades psicológicas das pessoas que nos procuram com um pedido de ajuda.

 

Iniciamos nossas atividades em 2009, com a psicoterapia centrada na pessoa. Logo percebemos a existência de uma grande parcela de pessoas que gostariam de ser assistidas em suas dificuldades pontuais, presentes em circunstâncias singulares do dia-a-dia. Estávamos diante de um pedido que não teria como ser suprido pelas psicoterapias tradicionais e psicoterapias breves. Para suprir essa necessidade implementamos um serviço que denominamos de Plantão Psicológico para o atendimento das urgências psicológicas. Em seguida, incluímos o serviço de psicoterapia de casal e familiar, bem como a psicoterapia do luto.

 

As necessidades psicológicas da infância e da adolescência não foram deixadas de lado. Para essa demanda produzimos os serviços de ludoterapia centrada na pessoa, acompanhamento aos pais, avaliação psicopedagógica e acompanhamento do desenvolvimento e do espectro autístico.

 

As necessidades oriundas das dificuldades neuropsicológicas também estiveram presentes na nossa caminhada e, para tal, organizamos o serviço de avaliação e reabilitação neuropsicológica.

 

Após 7 anos de história conseguimos acolher as necessidades psicológicas de mais de 4.000 clientes, representando mais de 28.000 horas de atendimento.

 

O que fica de tudo isso? A certeza de que o passado nos ajudará a viver o presente e nos conduzirá para o futuro de forma processual e continuada.

 

Espaço Viver

(Centro Catarinense de Psicologia Humanista)

CRP-12/0206-PJ