Mediação, Conciliação, Negociação, assim como os Processos Circulares, Círculos Restaurativos e as Conferências de Grupo Familiar, são práticas sistêmicas, pautadas em abordagens não adversariais que permitem a desconstrução, transformação ou resolução dos conflitos construtivamente.
Em instituições/sociedades plurais e democráticas é comum a presença de conflitos em decorrência de expectativas, valores e interesses diferentes que não podem ou aparentam não poderem ser atendidos ao mesmo tempo. Surge, portanto, demanda para as abordagens de solução de conflito a serem ministradas neste Curso de Formação.
Técnicas de comunicação onde o diálogo desempenha um papel central na qualificação da escuta e, consequentemente, na possibilidade de aproximação e entendimento mútuo, abrem espaços para todos os envolvidos – seja nas relações familiares, nas empresas, instituições, comunidades ou equipes de criação compartilhada.
Pensamento reflexivo, identificação de cenários emocionais e produção coletiva de conhecimento integram a metodologia desta Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso em 10 módulos.
Os Processos Circulares de Kay Pranis, de inspiração em povos indígenas canadenses e americanos, foi incluída na metodologia do curso por propiciar efetiva participação de cada um nos contextos e atividades em grupo, ampliando as potencialidades da escuta qualificada durante os relatos individuais de percepções e experiências.
Estrutura da Formação
-
Etapa Teórico-Prática com simulação de casos: 10 módulos presenciais e mensais com 11 horas cada módulo.
-
Etapa Prática-Supervisionada: estágio de acompanhamento de casos reais de Mediação de Conflito. Dirigida aos participantes da Formação em Mediação que desejam atuar na qualidade de Mediador e que cumpram os pré-requisitos necessários.
As datas da Etapa Prática são estabelecidas a partir da formação dos grupos e a carga horária mínima é de 80 horas. Após o cumprimento das horas será aferido o estado de aptidão para a Mediação, consoante as recomendações das instituições de referência: FONAME, CONIMA ou CNJ. A certificação será dada àqueles que cumprirem o mínimo de 40 sessões e forem aprovados na avaliação final.
O Curso iniciará em março de 2018, atendendo a trinta interessados, através de atividades teórico vivenciais.
O ensino-aprendizagem se dará pela pedagogia incidental na visão de Vygotsky sobre o aprendizado, ou seja, caminha do interpessoal para o intrapessoal. Partindo-se de uma situação de classe, um assunto que surge inesperado no contexto geral apresentado por um participante, é acolhido e correlacionado aos temas da formação que está sendo abordado e assim, articulado no contexto geral. Essa plasticidade pode contribuir para alterações na ordem estabelecida no programa do curso, sem que haja perda do conteúdo.
As aulas acontecerão em finais de semana pré-estabelecidos, entretanto, qualquer mudança que ocorra visará atender às singularidades de sua proposta uma vez que o Ensino incidental é vivo, presente e plástico, ajustando o programa da melhor forma, para que atenda o processo de aquisições conceituais e práticas do grupo.
Início: 16 e 17 de Março de 2018.
Duração: 8 meses
Horários: Sextas-feiras das 18h às 21h45 e Sábados das 9h às 18h
Carga horária da Etapa Teórico-Prática: 110 horas + carga extra curricular de leituras
Por se tratar de uma formação com número de vagas limitadas, solicitamos o comprometimento com as datas agendadas, já que não existe a possibilidade de outros interessados ingressarem após o início do curso.
Calendário 2018
16 e 17 de Março 24 e 25 de Agosto
27 e 28 de Abril 28 e 29 de Setembro
18 e 19 de Maio 26 e 27 de Outubro
29 e 30 de Junho 23 e 24 de Novembro
27 e 28 de Julho 07 e 08 de Dezembro
Investimento:
- Inscrição: R$ 300,00 + 10 parcelas de R$ 600,00 (primeira parcela em 10 de fevereiro de 2018) *
* Valor referente a Etapa Teórico-Prática
Realização:
